Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Retrospectiva 2021: Em iniciativa inédita, Funai entrega cerca de 40 tratores a comunidades indígenas

A ação beneficiou um total de 400 famílias

INDÍGENAS | 06/01/2022 - 21:07:24

Foto: Débora Schuch/Funai

O ano de 2021 representou avanços para os indígenas que buscam aperfeiçoar os processos de produção mecanizada. No período, a Fundação Nacional do Índio (Funai) adquiriu e entregou cerca de 40 tratores a comunidades indígenas de diferentes regiões do país. O investimento no maquinário supera R$ 5 milhões. A intenção é proporcionar autossuficiência alimentar e econômica às comunidades.

Um marco dessa nova etapa se deu em agosto, quando o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e o presidente da Funai, Marcelo Xavier, realizaram, em Cuiabá (MT), a entrega simbólica de 42 equipamentos agrícolas a comunidades indígenas de diferentes regiões do país, incluindo 14 tratores.

A entrega das chaves ocorreu durante um "Dia de Campo", no qual foi ofertada capacitação aos agricultores indígenas que irão operar as máquinas. Algumas das etnias que foram contempladas são Terena (MS), Guarani Kaiowá (MS), Xavante (MT), Tabajara (PB), Fulni-ô (PE), Kambiwá (PE), Tupari (RO) e Umutina (MT). A iniciativa beneficia mais de mil famílias indígenas, fortalecendo projetos voltados ao desenvolvimento sustentável nas aldeias.

“A Funai quer que os indígenas sejam os grandes protagonistas de suas trajetórias e tenham independência para fazer suas escolhas. A potencialidade das Terras Indígenas é imensa, e estamos aqui para levar o etnodesenvolvimento para as aldeias de forma segura e responsável. A entrega dos tratores é uma das inúmeras ações que demonstram e reforçam o compromisso da Nova Funai com a autonomia das comunidades indígenas”, destaca o presidente da fundação.

 

Crédito: Débora Schuch

Recentemente, em um evento realizado em Cuiabá (MT), em 3 de dezembro, a Funai realizou a entrega de outros 16 tratores a indígenas de diferentes regiões do país, numa cerimônia que contou com a participação de lideranças indígenas e servidores da Funai. Na ocasião, também foram celebrados os 54 anos de existência da fundação.

Durante o ano, a Funai realizou diversas entregas de equipamentos por meio das Coordenações Regionais (CRs). Iniciando 2021, a CR Campo Grande (MS) entregou um trator a indígenas Ofaié Xavante, do município de Brasilândia. Já em outubro, a CR entregou um trator, uma grade niveladora e uma carreta agrícola para comunidades da etnia Terena que vivem na Terra Indígena Nioaque (MS). A ação beneficiou indígenas das aldeias Brejão, Taboquinha, Cabeceira e Água Branca, atendendo mais de 1,5 mil pessoas, de um total de 400 famílias.

Ainda em outubro, a CR de Roraima realizou a entrega simbólica de um trator para apoio a atividades produtivas desenvolvidas pela comunidade indígena Wai Wai Xaary.

Um conjunto de equipamentos agrícolas adquiridos pela Funai, por meio da CR Interior Sul, também impulsionou o desenvolvimento de atividades agrícolas das etnias Guarani e Kaingang, no Paraná e em Santa Catarina. As Terras Indígenas Kondá, Toldo Chimbangue, Toldo Pinhal e Palmas receberam cada uma um trator com carreta, plantadeira, adubadeira e grade aradora.

Segundo o presidente da Funai, a aquisição de maquinário contribui ainda para promover a autossuficiência dos indígenas, com foco no etnodesenvolvimento, que busca melhorar as condições de vida dessas populações, ao mesmo tempo em que respeita seus usos, costumes e tradições.

“Estamos investindo para que as comunidades possam fortalecer a produção sustentável nas aldeias e alcançar independência financeira, fazendo com que protagonizem sua própria história de superação e conquistas. Dessa forma, colaboramos para construir uma nova realidade”, ressalta Xavier.

Capacitação

Em complemento à aquisição dos tratores, durante 2021, indígenas de diversas etnias receberam cursos de capacitação para operar e realizar a manutenção de tratores agrícolas, entre elas: Kaingang, da Terra Indígena Ivaí e Rio das Cobras (PR); Guarani M'bya das Terras Indígenas Pindoty e Tarumã (SC); Yawalapiti, Kamayurá e Waurá, do Parque Indígena do Xingu (MT); e Xavante, da Terra Indígena Parabubure e São Marcos (MT).

Os cursos foram realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e tiveram como objetivo apoiar a formação e qualificação dos indígenas para que possam conhecer os aspectos práticos e operacionais da agricultura moderna de grãos em apoio à economia indígena, tanto no campo da subsistência quanto na comercialização, visando possibilitar a autonomia da comunidade na área de produção agrícola e, assim, promover sua sustentabilidade econômica, social e ambiental


Fonte: Água Boa News/Assessoria de Comunicação/Funai


TERRAS INDÍGENAS - 15/12/2023

Congresso derrota governo e retoma marco temporal para demarcação de terras indígenas

Entre deputados, foram 121 votos para manter e 327 para derrubar o veto e uma abstenção.

Primavera do Leste - 31/08/2023

Vereador em MT é cassado por caluniar e difamar colegas

Sessão que cassou Inspetor Adriano ocorreu na manhã de ontem (31) e durou mais de cinco horas

Mato Grosso - 04/08/2023

Deputado Estadual diz ser “absurda” nova demarcação de terras no Norte Araguaia

A terra indígena Kapôt Nhinore fica localizada nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu

POLÍTICA - 01/08/2023

Vereadores aprovam mais de 30 milhões de reais em recursos para Canarana

Foi a sessão em Canarana, entre Ordinária e Extraordinária, que se aprovou a maior quantia de recursos destinados ao Município

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 05:34:24' and cat='25' and cod_mega!='6067' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!