Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Projeto que fortalece a reinserção social de reeducandos é lançado em MT

Na penitenciária feminina serão realizados 12 encontros, nos quais, serão trabalhados questões familiares, traumas, relacionamentos e outros assuntos.

MATO GROSSO | 12/11/2021 - 01:32:24

Foto: Assessoria/Sesp-MT

No intuito de fortalecer a reinserção social dos reeducandos e a redução da reincidência criminal, por meio da qualificação e oportunidade de cursos, foi lançado o projeto “Reconstruindo Sonhos”, na tarde de quinta-feira (11.11), na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá.

O projeto é uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso e conta com parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Fundação Nova Chance (Funac), Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e Instituto Ação Pela Paz. 

Serão realizados 12 encontros na penitenciária feminina, uma vez por semana, nos quais serão trabalhados valores fundamentais na vida de uma pessoa, como questões familiares, traumas, relacionamento, entre outros assuntos. Além de ofertar curso gratuito voltado para o mercado de trabalho qualificando as reeducandas. 

O projeto é piloto na unidade feminina e posteriormente será instituído nas outras unidades penais de Mato Grosso. 

“O desenvolvimento do projeto agrega muito na vida dessas pessoas, pois elas têm o apoio necessário e saem daqui profissionais prontas para o mercado de trabalho”, pontuou o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves.  

A coordenadora do Núcleo de Educação nas Prisões (NEP), Fabiana Nascimento, explica que na unidade feminina Ana Maria do Couto May será ofertado curso de cabeleireiro para as mulheres. “Elas irão aprender a escovar, cortar, pintar um cabelo. Nós queremos proporcionar a essas mulheres a qualificação e um planejamento, diminuindo, dessa forma, a reincidência, além de sair do cárcere preparada para o mercado de trabalho”.

Para a promotora de Justiça, Josane Fátima de Carvalho Guariente, o projeto proporciona uma nova perspectiva de vida para as pessoas privadas de liberdade. “Estamos muito felizes com o início deste projeto e acreditamos que ele irá contribuir muito na reinserção. O projeto é interinstitucional, pois fazemos parcerias com várias outras instituições. Precisamos dar oportunidades”, destacou a promotora de Justiça.

O representante da Comissão de Direitos Humanos de Mato Grosso da OAB-MT, Flávio Ferreira, também salientou a importância do projeto nas unidades de Mato Grosso. 

“O projeto é fundamental, ele busca resgatar o coração dessas mulheres. O presídio feminino é diferente dos outros presídios, pois a essência da humanidade é o coração feminino e quando você traz um projeto de ressocialização que envolve o trabalho, estudo e arte, você consegue mostrar a elas algo que achavam que não tinham mais”, declarou. 

A diretora da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, Maria Giselma Ferreira da Silva, comemorou o lançamento na unidade. “ O projeto vai trabalhar o lado emocional dessas meninas. Elas já estavam se sentindo angustiadas e esquecidas, e agora com o projeto serão disponibilizadas inúmeras oportunidades na vida delas, é uma forma de estender a mão e dizer que estamos com elas, um recomeço”.


Fonte: Água Boa News


TERRAS INDÍGENAS - 15/12/2023

Congresso derrota governo e retoma marco temporal para demarcação de terras indígenas

Entre deputados, foram 121 votos para manter e 327 para derrubar o veto e uma abstenção.

Primavera do Leste - 31/08/2023

Vereador em MT é cassado por caluniar e difamar colegas

Sessão que cassou Inspetor Adriano ocorreu na manhã de ontem (31) e durou mais de cinco horas

Mato Grosso - 04/08/2023

Deputado Estadual diz ser “absurda” nova demarcação de terras no Norte Araguaia

A terra indígena Kapôt Nhinore fica localizada nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu

POLÍTICA - 01/08/2023

Vereadores aprovam mais de 30 milhões de reais em recursos para Canarana

Foi a sessão em Canarana, entre Ordinária e Extraordinária, que se aprovou a maior quantia de recursos destinados ao Município

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-17 22:44:56' and cat='25' and cod_mega!='5957' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!