Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Profissionais do Sistema se reúnem em Várzea Grande para prestigiar 11ª edição do CEP

Evento passará ainda por outras 12 cidades mato-grossenses até o final de agosto

VARIEDADES | 20/07/2022 - 16:01:17

Na sexta-feira, 15/07, Várzea Grande recebeu a 11ª edição do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Sistema Confea/Crea e Mútua. O encontro, que tem como tema principal “Desenvolvimento nacional com implantação de políticas públicas para a Engenharia, Agronomia e Geociências”, foi realizado na inspetoria municipal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

“O CEP é um encontro realizado a cada três anos e é um importante espaço para que os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências possam se autoavaliar, contribuir com debates enriquecedores e traçar estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão”, destacou o presidente do Conselho, eng. civil Juares Samaniego.

Neste ano, o evento passará ainda por outras 12 cidades mato-grossenses até o final de agosto e, de acordo com a coordenadora do CEP em Mato Grosso, conselheira, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, o Congresso tem como objetivo integrar profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências à sociedade e entidades governamentais. Isso se faz possível com aprovação e encaminhamento, às Comissões Organizadoras Regionais, de proposições que defendem a discussão de temas centrais.

“As propostas apresentadas durante o CEP serão levadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado entre os dias 06 e 08 de outubro, em Goiânia. O evento tem o objetivo de discutir proposição de políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando incentivar a participação de profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional”, destacou Marciane.

Ainda, na ocasião, Marciane expressou o seu desejo de fortalecer as 25 inspetorias do Crea-MT para que elas mesmas fiquem responsáveis pela realização dos próximos CEPs. “Mato Grosso é um estado muito extenso e, por isso, o deslocamento acaba ficando muito complicado. Então, por que não deixar que as inspetorias realizem esses micro encontros e, no fim, realizarmos um macro evento em Cuiabá? Quando eu falo de inspetores e inspetorias fortes, é isso que estamos almejando”, explicou.

Treinamento dos inspetores

Nessa mesma data foi realizado o treinamento dos inspetores responsáveis pelas inspetorias do Crea-MT localizadas no interior do estado. As inspetorias são órgão executivos que representam o Conselho no município em que foi instituída; seu objetivo é fiscalizar o exercício das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

Na oportunidade, Samaniego destacou que os inspetores assumiram o compromisso de exercer o papel de representantes do presidente em seu respectivo município, apoiando as ações de fiscalização e outras demandas do combate ao exercício ilegal da profissão das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Ainda, durante o encontro, foi apresentada a proposta de criação de um grupo de trabalho para elaboração da Cartilha do Inspetor. O objetivo é resgatar quem foram esses profissionais e a história que cada um construiu estando à frente de sua inspetoria.

“É muito importante resgatarmos a vida de quem se dedica ao Conselho, nós precisamos fazer uma cartilha do inspetor e recuperar quem foram os inspetores lá atrás, desde quando aquela unidade do Crea-MT  foi instituída no município. A cartilha vai conter ainda o regimento interno do Crea-MT e informações sobre as inspetorias, como: processo de indicação dos inspetores, quantos desse profissionais o presidente da autarquia pode indicar, o que faz um inspetor, entre outras”, detalhou Marciane.


Fonte: Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro


POLÍTICA - 04/04/2025

Mauro Mendes detona "tarifaço de Trump" e teme retaliação e inflação global

O governador disse que o mundo está assustado com a medida, mas confia na força do agro para MT vencer as consequências da taxação

Eleições 2024 - 11/10/2024

Candidatos e partidos devem entregar prestação de contas do 1º Turno até 5 de novembro

Todos os envolvidos no pleito, inclusive aqueles que concorrem no segundo turno, devem prestar contas referentes ao primeiro turno

ELEIÇÕES 2024 - 10/10/2024

Eleições 2024: Gilmar Wentz, do PRD, é eleito prefeito de Querência no 1º turno

Gilmar Wentz teve 56,01% dos votos dados a todos os candidatos. Em segundo lugar ficou Jean do Coutinho, com 30,29%

Eleições 2024 - 10/10/2024

Dr. Mariano foi reeleito prefeito de Água Boa com 64,39% dos votos

Dr. Mariano vence eleição em Água Boa com ampla diferença de votos sobre Mauro Rosa

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-04-24 03:32:12' and cat='25' and cod_mega!='6501' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!