Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Expertise da Polícia Civil de MT na resolução de homicídios deve ser levada para outros Estados, diz diretora do Sistema Único de Segurança

Índice de esclarecimento dos assassinatos, no Estado, foi de 80% em 2023, enquanto a média nacional foi de 35%

MATO GROSSO | 23/08/2024 - 08:26:46

A eficiência da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso para a resolução dos crimes de homicídio tem sido referência no país e chamado a atenção do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na avaliação da diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), Isabel Figueiredo, a expertise mato-grossense deve ser reproduzida em outros Estados.

“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo um trabalho brilhante, com índices elevados de esclarecimento de homicídios. Então, nossa ideia aqui é essa, achar boas práticas e reproduzir essas boas práticas no país”, declarou Isabel durante visita à sede da Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp), nesta segunda-feira (19.08).

O índice de esclarecimento dos crimes de homicídios, no Estado, foi de 80% em 2023, enquanto a média nacional foi de 35% no mesmo ano, de acordo com relatório do Observatório da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), que tem como base dados da Polícia Civil e da Polícia Militar.

No primeiro semestre deste ano, o trabalho de investigação permaneceu próximo ao índice de 2023, com 77,92% dos crimes de homicídios esclarecidos, número duas vezes maior que a média nacional.

Isabel observou que, mesmo havendo queda nos índices gerais neste ano, o país tem um patamar muito alto de homicídios. “Estamos colocando a redução de homicídios e o esclarecimento de forma prioritária na agenda da política de segurança. Essa redução é fundamental, afinal, a gente está falando do crime contra o nosso bem mais caro, que é a vida”, completou ela.

A diretora do Susp também lançou em Cuiabá, na manhã desta segunda-feira(19.08), o 4º Curso Básico de Investigação de Homicídios, que reúne policiais de 11 estados.

Além de abordar a formação de policiais para investigações de homicídios, a diretora disse que veio na Sesp para convidar a instituição para integrar o programa ‘Escuta Susp’, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que tem como finalidade a promoção de apoio psicológico aos profissionais de Segurança Pública.

O secretário Héverton Mourett destacou que o reconhecimento do trabalho na investigação e no esclarecimento de homicídios mostra a seriedade do Governo do Estado nos investimentos feitos e o potencial dos profissionais de Segurança Pública em desenvolver investigações bem-sucedidas nos fatos ocorridos.

“Essas visitas serão sempre bem-vindas porque também trazem expertises do Governo Federal para somar as nossas estratégias e fazer com que a gente, claro, alcance resultados melhores ainda, assinalou Mourett”.

Além do secretário em exercício, Cel Mourett, participaram da reunião os secretários-adjuntos de Integração Operacional e Gestão Sistêmica, coronéis Fernando Tinoco e Thiago Vinícius, respectivamente, superintendentes e diretores de departamentos.


Fonte: Alecy Alves e Larissa Azevedo | Sesp-MT


Eleições 2024 - 06/10/2024

Vilson Biguelini (UNIÃO) vence Eleições 2024 e é eleito prefeito em Canarana

12,671 eleitores foram as urnas neste domingo (06) no município

Eleições 2024 - 04/10/2024

Resultados das eleições em MT sairão em 2 horas

Em Gaúcha do Norte 73 candidatos disputam 09 vagas a vereador e 03 candidatos a prefeito e vice-prefeito

Eleições 2024 - 30/08/2024

Eleições 2024: Horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa nesta sexta

Presidente do TSE, Cármen Lúcia ressaltou a importância da divulgação de informações sobre candidatos para a democracia.

Política - 23/08/2024

Brasil mantém posição e não vai reconhecer suposta vitória de Maduro sem atas eleitorais

Fontes do governo confirmam que Lula vai conversar com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, sobre crise na Venezuela

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-10-07 10:09:34' and cat='25' and cod_mega!='8636' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!