Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

De narradora de rodeio à política, quem foi Amália Barros

A deputada não resistiu e faleceu durante a madrugada de domingo (12)

Mato Grosso | 15/05/2024 - 13:26:31

A morte precoce da deputada federal Amália Barros (PL) gerou grande repercussão no último final de semana, não só pelo recente vínculo que ela criou na política em pouco mais de 1 ano de mandato, mas também por sua pouca idade e defesa das pessoas com deficiência.

Nascida na cidade de Mogi Mirim, interior de São Paulo, e formada em Jornalismo, Barros também atuou no mundo da música antes de conquistar um assento na Câmara de Deputados, nas eleições de 2022. Ela era sobrinha de Milionário, da dupla Milionário e José Rico, foi assessora dos cantores e narradora dos shows do rodeio.

Entre um trabalho e outro, Amália publicava a rotina da profissão nas redes sociais. Há 13 anos ela estava casada com o agropecuarista Thiago Boava, que conheceu no camarote do rodeio de Jaguariúna.

Na publicação com o comunicado da morte da parlamentar em rede social, músicos como Cesar Menotti, da dupla Cesar Menotti & Fabiano, Fiduma, da Fiduma & Jeca, Barretto, da Bruno & Barretto, prestaram suas condolências.

Luta na política
Amália perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos por conta de uma infecção, a toxoplasmose. Depois de 15 cirurgias, ela precisou remover o olho e usar uma prótese ocular em 2016.

Quando decidiu entrar na política, a parlamentar criou fortes vínculos. Um deles foi com a família Bolsonaro, especialmente com a ex-primeira Michelle Bolsonaro. As duas eram grandes amigas. Durante a eleição, a esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mergulhou na campanha pedindo votos para que a parceira fosse eleita.

Na maioria das vezes em que Bolsonaro visitava Mato Grosso, ele costumava passar alguns dias no rancho de propriedade de Amália. Filiada ao Partido Liberal (PL), a jornalista foi eleita deputada federal recebendo mais de 70 mil votos, aproximadamente 5% dos votos do estado.

A deputada também era vice-presidente do PL Mulher nacional e integrou as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação na Câmara dos Deputados.

Nessa trajetória, ela também foi responsável por inspirar a Lei 14.126/2021, conhecida como Lei Amália Barros, que reconhece a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial. Além disso, fundou o Instituto Amália Barros, posteriormente renomeado como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, que promove campanhas de doação de próteses oculares e oferece assistência às pessoas monoculares.

 

Michelle Bolsonaro e Amália Barros

Morte

Amália passou por uma cirurgia para remoção de nódulo benigno no pâncreas e estava internada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde o dia 3 de maio. Contudo, a parlamentar foi submetida a outras 4 cirurgias após sofrer hemorragias no órgão e precisou ser intubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A última intervenção cirúrgica foi realizada no sábado (11), para tratar de intercorrências no fígado. A deputada não resistiu e faleceu durante a madrugada de domingo (12). A pedido da família, ela foi sepultada no mesmo local onde o pai, o ex-vereador Albino Bino Peres de Barros, 71, foi enterrado em Mogi Mirim (SP).

 

 


Fonte: Gazeta Digital


Eleições 2024 - 06/10/2024

Vilson Biguelini (UNIÃO) vence Eleições 2024 e é eleito prefeito em Canarana

12,671 eleitores foram as urnas neste domingo (06) no município

Eleições 2024 - 04/10/2024

Resultados das eleições em MT sairão em 2 horas

Em Gaúcha do Norte 73 candidatos disputam 09 vagas a vereador e 03 candidatos a prefeito e vice-prefeito

Eleições 2024 - 30/08/2024

Eleições 2024: Horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa nesta sexta

Presidente do TSE, Cármen Lúcia ressaltou a importância da divulgação de informações sobre candidatos para a democracia.

Política - 23/08/2024

Brasil mantém posição e não vai reconhecer suposta vitória de Maduro sem atas eleitorais

Fontes do governo confirmam que Lula vai conversar com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, sobre crise na Venezuela

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-10-07 11:04:47' and cat='25' and cod_mega!='8360' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!