Com a MT-020 pavimentada, moradores da região do Xingu e do Baixo Araguaia, passam por Canarana ao invés de Barra do Garças no destino à capital de Mato Grosso, com o trajeto diminuindo em até 200 km.
Um dos 15 maiores produtores de grãos do Brasil, toda produção de Canarana é transportada em caminhões, que também precisam passar pela cidade de Canarana, o que danifica a infraestrutura e provoca risco de acidentes.
Foram tomados alguns cuidados no traçado, como cruzar entre divisas de propriedades ou, onde isso não era possível, sobrepor estradas de fazendas já existentes. Também foi evitado áreas de mata e áreas alagadas por questões ambientais e custo de implantação da estrada.
Em conversas com os proprietários confrontantes, eles sinalizaram apoio ao traçado, seja pela necessidade do anel viário para Canarana, bem como pelo benefício de ter um estrada, que futuramente será pavimentada, cruzando no limite de suas propriedades, trazendo desenvolvimento e valorizando as áreas.
O Traçado
Na MT-020, o anel viário margeia o armazém da COFCO e sai na 2ª Agrovila, adentra na MT-110 e na sequência margeia a área que receberá a usina de etanol de milho da Agrícola Alvorada. Depois adentra a área do atual lixão, cruza a MT-109 e segue na direção leste até sair nos fundos da 1ª Agrovila, chegando até a MT-326. No total são 19,86 km, sendo 11,8 km de estradas existentes e 7,5 km de estradas a implementar.
Federalização do Anel Viário
Com a definição de que a rodovia BR-242, entre Gaúcha do Norte e a BR-158, cruzará por Canarana, cresceu a urgência de criação do anel viário, visto que boa parte do tráfego no sentido leste/oeste dentro do Mato Grosso cruzará por essa rota.
O diretor do Dnit, Dr. Luiz Guilherme, solicitou que após a aprovação do projeto pela Câmara Municipal, que deve ocorrer ainda neste mês de setembro, o mesmo seja enviado ao órgão para ser incorporado ao traçado da BR-242, recebendo recursos para o projeto e também sua pavimentação.