Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte,28 de Novembro de 2021 - Domingo

Coleta de lixo será cobrada na conta de água; obrigatoriedade aos municípios é imposta através de Lei Federal

Atualmente a taxa já é paga pelos munícipes juntamente com o IPTU

CIDADE | 12/08/2021 - 22:16:19


O Governo Federal através da Lei nº 14.026 de 15 de julho de 2020, institui o novo Marco Legal do Saneamento Básico obrigando os municípios brasileiros a aplicarem tarifas ou taxas de serviços de gestão dos resíduos sólidos, o lixo produzido pelas cidades. Os municípios que não cumprirem a Lei serão responsabilizados por renúncia de receitas e poderão perder recursos na área de saneamento básico.

A cobrança tem como finalidade assegurar maior eficiência econômica na prestação do serviço de manejo de resíduos urbanos.

Em Gaúcha do Norte, o Poder Executivo enviou ao Legislativo o Projeto de Lei Complementar 003/2021 para a criação deste novo tributo. O mesmo cenário se apresentou em Água Boa e outros municípios da região e de todo país.

A cobrança nomeada como Taxa de Serviço de Coleta, Remoção, Transporte e Destinação Final de Lixo ou Resíduos – TSLR será mensal e incluída na fatura de água de cada residência, unidade comercial, de serviço e industrial.

Os valores serão definidos de acordo com a categoria econômica e área construída e serão cobrados em UPFM (Unidade Padrão Fiscal do Município) variando de 0,5 a 3,00 UPFM. O valor de UPFM hoje no município é de R$ 31,03.

A cobrança passa a valer com a publicação de Lei Municipal, que deve ser votada e sancionada nas próximas semanas, para ser aplicada a partir de janeiro de 2.022. Atualmente a taxa já é paga pelos munícipes juntamente com o IPTU, a qual foi desfragmentada para ser paga de forma mensal e não anual.

PREJUÍZOS

O não cumprimento da Lei Federal 14.026/2020 poderá acarretar em prejuízos para Gaúcha do Norte, impossibilitando projetos futuros como o de implantação de rede de esgoto no restante da cidade assim como qualquer obra com recurso federal e com ligação com saneamento básico.

O principal objetivo da administração é deixar o município sem impedimentos para obras futuras, para que outras gestões também não tenham dificuldades em buscar melhorias para a população dentro da área de saneamento básico.


Fonte: Assessoria Prefeitura

JUSTIÇA - 19/10/2021

TJ afasta Emanuel Pinheiro da Prefeitura; chefe de gabinete é preso

A Prefeitura será assumida pelo vice-prefeito, José Roberto Stopa (PV)

Governo Federal - 26/09/2021

Bolsonaro testa negativo para a Covid-19

Teste ocorreu no Palácio da Alvorada, em Brasília.

MANIFESTAÇÃO - 09/09/2021

Bolsonaro faz apelo a caminhoneiros contra greve

Na mensagem, o presidente pede para que os manifestantes desobstruam as vias porque 'atrapalha nossa economia'

MANIFESTAÇÃO - 08/09/2021

7 de Setembro - Manifestantes de todos estados do país apoiaram Jair Bolsonaro em Brasília

Ato reuniu brasilienses e caravanas de 14 grupos favoráveis ao governo.

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2021-11-28 17:30:13' and cat='25' and cod_mega!='5811' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!