Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Estudo abre espaço para vacina contra o HIV

Pesquisas duraram cinco anos e apresentaram resultados animadores

SAÚDE E CIÊNCIA | 20/03/2017 - 06:15:39

Uma equipe de pesquisadores liderada pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, publicou na última quarta-feira dois estudos que abrem caminho para a criação de uma vacina contra o HIV. Um deles descreve o modo como se desenvolvem os anticorpos naturais presentes em algumas pessoas capazes de proteger o corpo contra o vírus, algo extremamente raro. A segunda pesquisa apresenta uma imitação sintética de membrana externa de HIV que tem o potencial, segundo os cientistas, de induzir a produção desses anticorpos.

Ambos os estudos foram publicados na revista “Science Translational Medicine”. “Um dos objetivos de uma vacina contra o HIV é induzir anticorpos amplamente neutralizantes”, diz o a Haynes e seus colegas traçaram uma série de eventos que, ao longo de cinco anos, levaram ao desenvolvimento desses anticorpos neutralizantes em uma pessoa infectada pelo vírus HIV.

Eles descobriram que o sistema imunológico dessa pessoa respondeu ao vírus com esforços incomuns e cooperativos entre diferentes linhagens de células para induzir anticorpos neutralizantes.

Doutor sênior Barton F. Haynes, diretor do Instituto de Vacinas Humanas de Duke. “Uma estratégia para a indução desses anticorpos é encontrar uma maneira de desenvolver uma pequena porção da estrutura da membrana que eles reconhecem, algo que, agora, mostramos ser possível”, completa.

No segundo estudo, eles criaram uma molécula sintética que imitasse a parte do HIV que é considerada alvo pelo corpo durante a infecção. Os pesquisadores relataram que o imitador sintético induziu anticorpos direcionados para o local muito mais rapidamente do que o observado na pessoa originalmente infectada.


Fonte: Mídia News


SAÚDE - 18/03/2025

Hospital de câncer de MT precisa de doações de leite e fraldas

A unidade reforça o pedido de solidariedade da população e das empresas

SAÚDE - 20/12/2024

Rússia anuncia que distribuição de vacina contra câncer começa em 2025

Vacina contra o câncer será distribuída gratuitamente na Rússia a partir de 2025

Saúde - 17/12/2024

Brasil registra 6,6 milhões de casos de dengue; aumento de 400% em relação a 2023

O Ministério da Saúde destinou R$ 1,5 bilhão para o controle da dengue no ciclo 2024/2025, o que representa um aumento de 50% em relação ao período anterior.

SAÚDE - 12/12/2024

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em MT

Painel inteligente está sendo criado com uso de tecnologias de análises estatísticas e inteligência artificial (IA)

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-04-17 20:37:29' and cat='58' and cod_mega!='3446' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!