Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Silval recebeu R$ 152 mil de salário em dezembro

Valor é 800% maior que o vencimento normal recebido pelo peemedebista, de R$ 16,9 mil

POLÍTICA | 19/01/2015 - 10:35:00

O Portal da Transparência do governo do Estado revela que, no mês de dezembro, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) recebeu R$ 152 mil de salário. O valor é 800% maior que o vencimento normal recebido pelo peemedebista, de R$ 16,9 mil.

O valor recebido por Silval também supera em 417% o teto do funcionalismo público do mês de dezembro do ano passado, que era de R$ 29,4 mil, salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

No portal do governo não aparecem detalhes com o motivo do pagamento do supersalário ao ex-comandante do Palácio Paiaguás. Mostra apenas que Silval teve desconto de R$ 3.693,43 referentes ao Imposto de Renda e R$ 482,92 de contribuição com a Previdência Social.

Com os descontos, o salário do ex-governador ficou em R$ 148.083,58. O portal mostra ainda que os vencimentos de outubro e novembro foram de R$ 16,9 mil sem disparidade. Líquido, o governador recebeu nestes meses R$ 12,7 mil.

Silval deixou o governo em 31 de dezembro. No dia 1° de janeiro, o peemedebista participou da cerimônia de posse do governador Pedro Taques (PDT). Após o evento, Silval viajou para o exterior.

Na semana passada, foram divulgadas algumas fotos que mostram o ex-governador em uma loja de produtos eletrônicos, em Miami (EUA). Silval estava acompanhado da ex-primeira-dama do Estado, Roseli Barbosa.

Antes de deixar o comando do Palácio Paiaguás, o ex-governador foi denunciado pelo Ministério Público Estadual no caso conhecido como “Hidrapar”, que teria desviado R$ 19 milhões dos cofres do Estado.

A primeira decisão liminar sobre o caso permitiu o bloqueio de R$ 12 milhões em bens dos envolvidos no suposto esquema feito em torno da Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (Sanemat), junto com a Hidrapar.

Gratificação

Quem também recebeu uma “bolada” no mês de dezembro foi o ex-secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf (PR). Ao republicano o governo do Estado pagou R$ 62 mil como vencimento.

O site do governo mostra que no mês passado foram descontados do salário de Nadaf R$ 3,6 mil referentes ao Imposto de Renda e R$ 482,92 de contribuição à Previdência Social. Com isso, a remuneração líquida ficou em R$ 57.855,48. Entretanto, o salário do ex-secretário era fixado em 16.917,77, conforme mostram os dados do Portal da Transparência do Executivo Estadual. Sendo assim, o pagamento do último salário de Nadaf é 366% maior que o fixado pela legislação.

Também receberam acima do teto do funcionalismo público os ex-secretários Jorge Lafetá (Saúde) e Cinésio Oliveira (Transporte e Pavimentação Urbana). Cada um recebeu R$ 39.474,80 no último mês do governo Silval. Com os descontos, o valor líquido do salário de dezembro ficou em R$ 35.298,45. Mais que o dobro do valor normal pago pelo mês de serviço. Como nos casos anteriores, o Portal da Transparência não revela os motivos dos pagamentos acima do normal.

Supersalários

 No fim de outubro, os pagamentos feitos a quatro servidores do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) chamaram a atenção de um grupo de funcionários que acusam o órgão de privilegiar alguns “colegas” e até o então presidente, Afonso Dalberto. Os valores repassados seriam referentes a férias e direitos trabalhistas acumulados pelos servidores ao longo dos anos.

Dalberto, que tinha um salário mensal de R$ 9.375, recebeu R$ 71.875,00. A servidora Domingas Silvia Corrêa foi a maior beneficiada naquela ocasião. Ela possui um vencimento de R$ 13,9 mil, mas foi contemplada com salário de R$ 91,6 mil. Ela é analista fundiária e agrária e tem vínculo de estabilidade no Intermat.

A questão dos supersalários já foi levada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que já apresentou entendimento da necessidade de se cumprir o teto estabelecido pela Constituição Federal. Recentemente, o teto subiu para R$ 33,7 mil.

Atualmente, o salário do governador do Estado está fixado em 20,278 mil. Enquanto isso, os secretários vão receber um subsídio de R$ 18 mil. Procurado pela reportagem para esclarecer os motivos dos pagamentos, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação, disse que vai analisar os casos dos supersalários. A reportagem não conseguiu contato com Silval Barbosa.


Fonte: Diário de Cuiabá


CANARANA - 02/06/2026

Condutor abandona local após capotar veículo e atingir carro estacionado em Canarana

A Polícia Militar realizou buscas pela região, mas o suspeito não foi localizado até o encerramento da ocorrência

POLÍCIA - 19/05/2026

Funcionário é preso suspeito de furtar carnes nobres em atacadista de Canarana

Ainda conforme a ocorrência, ele teria confessado espontaneamente o furto ao ser questionado pela equipe do estabelecimento

POLÍCIA - 04/05/2026

Polícia Militar de Gaúcha do Norte registra ocorrências de trânsito e prisão por mandado

Ações resultaram em conduções, apreensão de arma e veículo, além do cumprimento de mandado de prisão durante patrulhamento na zona urbana e rural do município.

DESAPARECIDO - 04/05/2026

Piloto de avião de SP some ao viajar para entrevista de emprego no PA

Segundo a mãe do piloto, João Vitor de Lima saiu de Araraquara para uma entrevista de emprego em Belém, no Pará, e está desaparecido

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2026-06-06 15:32:44' and cat='24' and cod_mega!='959' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!