Olб! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiкncia, melhorar o desempenho, analisar como vocк interage em nosso site e personalizar conteъdo. Ao utilizar este site, vocк concorda com o uso de cookies.

Presos fogem de penitenciária federal de Mossoró; é a primeira ocorrência do tipo em um presídio de segurança máxima

Os fugitivos escalaram uma das luminárias, tiveram acesso ao teto, cortaram a cerca e pularam.

Polícia | 14/02/2024 - 16:34:01

Dois presos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) nesta quarta-feira (14). Os criminosos fugiram às 3h17 da madrugada. Os fugitivos escalaram uma das luminárias, tiveram acesso ao teto, cortaram a cerca e pularam. Ao contrário da penitenciária de Brasília, o presídio de Mossoró não tem uma muralha para contenção.Os investigadores trabalham com a possibilidade de falha humana ou cooptação. Isso porque ainda não há respostas sobre como eles atravessaram pelo menos 3 portas – cela, corredor e pátio – e como burlaram o circuito fechado de câmeras de TV.

O Ministério da Justiça suspeita que uma obra no pátio do Presídio Federal tenha diminuído a segurança da unidade, acarretando a primeira fuga do Sistema Penitenciário Federal. Segundo integrantes do Ministério, por conta da obra, um detector de metais estava desativado e os agentes penitenciários não estavam passando pelo procedimento, então poderia entrar com material que normalmente é proibido.

Esta é a primeira vez na história que há uma fuga registrada em presídio de segurança máxima. A primeira penitenciária do sistema federal foi inaugurada em junho de 2006. No Brasil, há cinco unidades. O setor de inteligência identificou a fuga e um alerta foi emitido a todos os policiais penais. A fonte apurou que os fugitivos são ligados ao Comando Vermelho.

“A estrutura não é simples, tem até monitoramento”, disse um policial em relato reservado à fonte. As autoridades trabalham numa apuração rigorosa dos fatos para resgatar a credibilidade do sistema que, em 20 anos, nunca registrou uma fuga.

O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, está a caminho de Mossoró com integrantes da pasta. Garcia foi nomeado para o cargo na semana passada.

A Polícia Federal já foi acionada para atuar na captura dos fugitivos e na investigação das responsabilidades pela fuga. A informação de momento é que seriam integrantes do Comando Vermelho.

Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, vulgo Querubim, Chapa, Cabeça de Martelo ou Martelo; e Deibson Cabral Nascimento, conhecido como Tatu, Deisinho ou Deicinho.

Dois presos fogem do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN)

Dois presos fogem do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN)Ministério da Justiça e Segurança Pública

Transferência

Líderes do Comando Vermelho, a maior facção do Rio de Janeiro, e outros presos apontados como chefes de facções foram transferidos de presídios federais há três semanas. Entre eles estão Fernandinho Beira-Mar e Marcinho VP.

Conforme foi apurado que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi escoltado de avião do presídio de Campo Grande (MS) para Mossoró (RN). Já Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, fez o caminho inverso e foi do Rio Grande do Norte ao Mato Grosso do Sul.


Fonte: CNN Brasil


BRASÍLIA - 14/11/2024

Veja tudo que a PF já sabe sobre atentado com explosões em Brasília

Informações foram repassadas à imprensa em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (14)

Polícia - 13/11/2024

Explosões são registradas em frente ao STF; uma pessoa morreu no local

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, foi confirmada uma morte

CRIME - 11/11/2024

Ex-candidata a vereadora trans é achada decapitada em mata em Sinop

Santrosa foi candidata a vereadora no último pleito pelo PSDB, obteve 121 votos e ficou na suplência.

Justiça - 11/11/2024

Ex-policial civil e vereador mais votado de Água Boa é condenado por tráfico de armas

A manutenção da condenação não reflete imediatamente na perda do mandato, nem na prisão ex-policial civil, que ainda pode recorrer

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-11-14 21:48:04' and cat='24' and cod_mega!='8096' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notнcias do Gaъcha News no seu e-mail? Cadastre-se!