Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

PM fecha galpão clandestino que adulterava bebidas em Nova Mutum (MT)

Durante a perícia técnica realizada pela Politec, foram localizadas substâncias químicas como soda cáustica, possivelmente usada para remover rótulos anteriores.

POLÍCIA | 01/10/2025 - 13:54:15

Foto: Felipe Pavão/PowerMix

Uma operação conjunta das forças de segurança de Mato Grosso desarticulou, na manhã da última terça-feira (30), uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas no município de Nova Mutum (MT). O grupo é suspeito de adulterar semanalmente cerca de 900 caixas de cerveja, distribuídas em bares e comércios da região.

A ação contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar e da Politec, que lacraram o galpão onde as falsificações ocorriam. Mais de 3 mil garrafas adulteradas foram apreendidas no local.

Segundo o major Couto, do 26º Batalhão da PM, disse que a operação começou após uma denúncia anônima que indicava a movimentação suspeita em um barracão no bairro Cidade Bela. “Ao chegarmos ao local, constatamos que havia indivíduos fazendo a adulteração de cervejas para serem comercializadas na cidade. A matéria-prima vinha de Sinop, e aqui eles trocavam os rótulos e as tampinhas das garrafas, revendendo a preços muito abaixo do mercado, com lucro acima de 100%”, explicou.

Os criminosos informaram à polícia que estavam operando no local há cerca de quatro meses e já haviam comercializado aproximadamente 10 mil caixas de cerveja adulterada. O major também confirmou que há um financiador fora do município, e que os presos faziam o trabalho de forma braçal. A Polícia Civil seguirá com as investigações para identificar os demais envolvidos, inclusive os responsáveis pelo fornecimento de rótulos falsos.

 

Ambiente insalubre e risco à saúde

Durante a perícia técnica realizada pela Politec, foram localizadas substâncias químicas como soda cáustica, possivelmente usada para remover rótulos anteriores. “Ainda será analisado em laboratório se há contaminação no conteúdo das garrafas. A suspeita inicial é que o líquido seja o mesmo, mas o ambiente era insalubre e a manipulação era feita de forma rústica e sem qualquer controle sanitário”, alertou o perito responsável pela análise no local.

   

 

Risco ao consumidor e orientação

As autoridades reforçam a preocupação com a saúde pública, lembrando que recentemente houve casos de bebidas adulteradas com metanol em Cuiabá. "Recomendamos atenção aos detalhes: rótulos mal colados, código de barras divergentes, tampas soltas ou mal fixadas podem indicar falsificação", orientou o major.

A Polícia Civil vai investigar ainda o possível envolvimento de uma cervejaria na cadeia de fornecimento do produto adulterado. Todo o material foi apreendido e o local permanece interditado.


Fonte: Folha do Estado


POLÍCIA - 18/11/2025

Polícia militar apreende 50 kg de maconha durante operação na br-070 em Primavera do Leste

Ação conjunta do GEFRON e 14º BPM intercepta dois veículos e prende três suspeitos por tráfico de drogas

POLÍCIA - 06/11/2025

Mulher é presa por torturar pessoa que estava sob seus cuidados em Canarana

Polícia Civil prendeu a suspeita após constatar sinais de agressões na vítima

POLÍCIA - 05/11/2025

Mãe morre e criança fica ferida após serem atropeladas por fugitivo em Canarana

Populares detiveram o suspeito, que foi entregue para a Polícia Militar.

POLÍCIA - 04/11/2025

Idoso é espancado com pedaço de madeira em Canarana após tentar defender o próprio cachorro

Agressor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Canarana e preso em flagrante

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-19 06:06:59' and cat='24' and cod_mega!='9543' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!