Gaúcha do Norte,02 de Agosto de 2021 - Segunda Feira

ONU quer investigação imediata sobre morte de coronel no RJ

Paulo Malhães, no dia 24 de abril passado, em um sítio em Nova Iguaçu

POLÍCIA | 30/04/2014 - 07:41:08


O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos solicitou na terça-feira (29) "uma investigação imediata" do assassinato do coronel reformado Paulo Malhães, no dia 24 de abril passado, em um sítio em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

 

"É preciso uma investigação imediata para esclarecer os fatos relacionados a este caso, e os responsáveis devem responder à Justiça", declarou à AFP uma porta-voz do Alto Comissariado, Ravina Shamdasani. O Alto Comissariado está tentando "conseguir mais informação sobre este caso".

 

O coronel Paulo Malhães, 77 anos, apareceu morto em seu sítio um mês após admitir na Comissão Nacional da Verdade que participou de torturas e desaparecimentos durante a ditadura militar.

 

Entre as vítimas do grupo de Malhães estaria o ex-deputado Rubens Paiva, preso em 20 de janeiro de 1971 e um dos 183 desaparecidos políticos com o paradeiro investigado pela comissão.

 

A Comissão Nacional da Verdade foi criada pelo governo federal para examinar e esclarecer violações de direitos humanos praticadas durante o regime militar, que vigorou no país entre 1964 e 1985.

 

Em depoimento à comissão, Malhães disse que o corpo de Rubens Paiva foi jogado em um rio de Itaipava, na Região Serrana do Rio, por agentes da ditadura. Uma semana depois, em outro depoimento, o coronel negou o fato.

 

Na terça-feira (29), a polícia prendeu o caseiro Rogério Pires, que teria confessado o crime e denunciado seus dois irmãos como sendo os homens que invadiram o sítio do coronel.

 

Para a polícia, a principal linha de investigação continua sendo a de crime motivado pela intenção de roubar pertences da casa do coronel, mas não está descartada a participação de outras pessoas, como mandantes.


Fonte: Terra Notícias

POLÍCIA - 30/07/2021

Ladrão que fez reféns morre em tiroteio com a Força Tática

Armados, ele e um comparsa haviam invadido uma granja, na noite desta quinta-feira em Cáceres

POLÍCIA - 28/07/2021

Jovem de 17 anos é flagrada agredindo filho de 2 meses

Médico responsável pelo plantão relatou aos policiais que flagrou a adolescente batendo no bebê

CRIME - 27/07/2021

"Um policial dedicado, abnegado", relembra oficial amigo de PM

Agressores foram identificados, mas seguem foragidos; crime aconteceu na madrugada de segunda

POLÍCIA - 23/07/2021

Autor de estupro e homicídio de mulher em Santa Cruz do Xingu é preso em fazenda no norte de MT

Vítima sofreu estupro, foi golpeada no estômago e depois enterrada, ainda viva

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2021-08-02 01:51:37' and cat='24' and cod_mega!='98' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!