Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Lei Maria da Penha: número de medidas protetivas aumenta 10% no 1º semestre de 2024 em MT

A medida protetiva é um dos principais instrumentos de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar

POLÍCIA | 05/08/2024 - 09:14:11

O número de medidas protetivas em Mato Grosso subiu para 8.859 no primeiro semestre de 2024. O aumento é de 10%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, que teve 8.023 medidas registradas. A informação foi divulgada no sábado (3) pela Polícia Civil.

⚠️A medida protetiva é um dos principais instrumentos de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar e está prevista na Lei Maria da Penha, que completa 18 anos de criação na próxima quarta-feira (7).

Ainda de acordo com a polícia, o descumprimento dessas medidas teve um crescimento de 12%, saindo de 1.376 registros no primeiro semestre do ano passado para 1.538 no mesmo período deste ano.

Em 2018, a Lei Maria Da Penha foi alterada, e o descumprimento de medidas protetivas passou a ser considerado crime, com pena de 6 meses a 2 anos de prisão.

Como pedir ajuda?

O aplicativo 'SOS Mulher MT' é uma das alternativas criadas para ajudar vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. O aplicativo conta com um botão do pânico, por meio dele a vítima pode fazer um pedido de socorro quando o agressor descumprir a medida protetiva.

Dados da Polícia Civil apontam que houve um aumento de 31% na procura pelo aplicativo neste primeiro semestre ano, com 3.376 downloads. Já as solicitações de medidas protetivas com o Botão do Pânico cresceram 9%, com 2.731 pedidos.

O Botão do Pânico virtual está disponível, por enquanto, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis.

Nos outros municípios do estado, a plataforma pode ser acessada para as outras funções, como direcionamento à medida protetiva online, telefones de emergência, endereços das Delegacias da Mulher, Plantão 24h, denúncias sobre violência doméstica e também acesso à Delegacia Virtual para registro de ocorrências.


Fonte: Por g1 MT


POLÍCIA - 19/03/2025

Polícia Civil prende líder de facção apontado como principal mandante de incêndios criminosos em Paranatinga

Criminoso com diversas passagens criminais possuía cinco mandados de prisão em aberto por diferentes crimes

POLÍCIA - 18/03/2025

Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpe do falso IPVA

O golpe do falso IPVA tem sido registrado com frequência em Mato Grosso

POLÍCIA - 13/03/2025

PM recupera carga de defensivos agrícolas furtada de propriedade rural

Os militares localizaram a mercadoria em uma casa supostamente abandonada e frequentada por usuários de drogas

POLÍCIA - 13/03/2025

Polícia Civil deflagra operação contra grupo que planejava matar empresário em Confresa

Investigações apontaram que o crime havia sido encomendado por um comerciante concorrente à vítima

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-03-20 11:24:13' and cat='24' and cod_mega!='8567' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!