Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Taques prioriza segurança de fronteira seca em declaração com Estado mais rico da Bolívia

Declaração Conjunta visa o estreitamento das relações de Mato Grosso com o Departamento boliviano

POLÍTICA | 19/11/2015 - 06:18:21

Pedro Taques e Rubéns Costas Aguilera assinam protocolo de intenções sobre fronteira seca

Muito mais do que dinheiro ou atrair investidores, a comitiva de Mato Grosso foi à Bolívia, na quarta-feira (18), em busca de segurança para os mais de 700 quilômetros de fronteira seca. É o que ficou cristalino na Declaração Conjunta assinada pelos governadores José Pedro Taques, de Mato Grosso, e Rubéns Costas Aguilera, do Departamento de Santa Cruz, o maior e mais rico da Bolívia.
 
Declaração Conjunta visa o estreitamento das relações de Mato Grosso com o Departamento boliviano. Pelo documento, os dois expressaram a necessidade de trabalhar pela integração, controle de sanidade animal, apoio comercial, intercâmbio de experiência de boas práticas em gestão pública, promoção da cultura e do turismo sustentável.
 
E, de quebra, a Declaração foi assinada na Casa de Governo, após declaração dos dois governadores sobre a necessidade de integração e de trabalho em conjunto. “Para o Estado de Mato Grosso é uma honra, temos uma fronteira seca de mais de 700 quilômetros com a Bolívia e nós precisamos estar mais próximos, mais perto. Assim, podemos desenvolver as nossas potencialidades”, disse Taques em coletiva à imprensa.
 
O governador mato-grossense ressaltou que o Estado está preparado para trabalhar em conjunto com o Departamento de Santa Cruz. Lembrou que Santa Cruz é caminho para que os produtos de Mato Grosso cheguem ao Pacífico mais facilmente, com até 15 dias a menos. Entretanto, destacou que a parceria tem que ir além e chegar nas pessoas.
 
“Não apenas em questões comerciais, mas também entre culturas, para que nós possamos fazer desse corredor, do Centro-Oeste da América do Sul, uma chegada ao Pacífico. Mas, nós não queremos só passar por Santa Cruz, queremos relações firmes, para o povo daqui possa chegar a Mato Grosso, ao Brasil e a cultura daqui possa chegar ao cidadão e que ele possa ser muito bem tratado quando for ao Brasil”, afirmou Taques, sem esconder sua preocupação com o tema.
 
Em entrevistas anteriores, Taques já tinha manifestado sua apreensão com o quadro dramático vivido, hoje, pela região de fronteira.
 
O governador Rubéns Costas Aguilera destacou a responsabilidade dos dois estados com as questões relacionadas ao meio ambiente. Avalia, que Mato Grosso também tem um enorme potencial cultural para ser explorado pelo povo boliviano. “Não queremos apenas conhecer, mas integrar”, comentou.
 
Costas afirmou ainda que os números de Mato Grosso impressionam e podem mostram a potencialidade de relação comercial com Santa Cruz, principalmente na questão do etanol, arroz, soja e gado. “Mato Grosso e Santa Cruz são fundamentais nesse grande processo de integração da América do Sul”, ressaltou o chefe do Poder Executivo da Bolívia.


Fonte: Olhar Direto


TERRAS INDÍGENAS - 15/12/2023

Congresso derrota governo e retoma marco temporal para demarcação de terras indígenas

Entre deputados, foram 121 votos para manter e 327 para derrubar o veto e uma abstenção.

Primavera do Leste - 31/08/2023

Vereador em MT é cassado por caluniar e difamar colegas

Sessão que cassou Inspetor Adriano ocorreu na manhã de ontem (31) e durou mais de cinco horas

Mato Grosso - 04/08/2023

Deputado Estadual diz ser “absurda” nova demarcação de terras no Norte Araguaia

A terra indígena Kapôt Nhinore fica localizada nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu

POLÍTICA - 01/08/2023

Vereadores aprovam mais de 30 milhões de reais em recursos para Canarana

Foi a sessão em Canarana, entre Ordinária e Extraordinária, que se aprovou a maior quantia de recursos destinados ao Município

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 09:45:15' and cat='25' and cod_mega!='1926' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!