Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Prazo para partidos prestarem contas de 2013 termina dia 30

Até agora apenas o PSC e o Solidariedade entregaram as contas

POLÍTICA | 08/04/2014 - 16:42:52

Dia 30 deste mês  é o último prazo para que os diretórios estaduais e municipais dos partidos políticos entreguem a prestação de contas anual relativa ao ano de 2013. Os diretórios regionais devem entregar a documentação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e os municipais, nas zonas eleitorais. 

A obrigatoriedade da prestação de contas anual está prevista na Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995), artigo 32 e na Constituição Federal.

A medida da a Justiça Eleitoral condições de fiscalizar as contas dos partidos e sua regularidade.

Durante a análise dos dados os técnicos da Justiça Eleitoral verificam a escrituração contábil e patrimonial, além dos registros contábeis dos recursos recebidos, sejam eles próprios ou do Fundo Partidário.

Depois que as contas anuais dos partidos forem entregues, seja no Cartório ou no Tribunal, são analisadas por técnicos que verificam sua regularidade. Se faltarem documentos, a agremiação partidária é intimada a regularizar a situação num prazo de 72 horas.

Se o partido, mesmo depois de intimado, permanecer inerte, suas contas serão julgadas como não prestadas e ele terá suspensas as cotas do fundo partidário. Cabe  até mesmo a devolução dos recursos que recebeu e cuja aplicação não foi comprovada.

Até segunda-feira (7) apenas dois partidos registrados em Mato Grosso tinham apresentado suas contas, o Partido Social Cristão (PSC/MT) e o Partido Solidariedade (SDD).

Financiamento de campanhas

Os diretórios estaduais que quiserem receber doações eleitorais devem abrir conta bancária específica com essa finalidade. Para solicitar a abertura da conta específica ao banco, o partido precisa gerar no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o Requerimento de Abertura de Conta Bancária Eleitoral (Racep).

Após a abertura da conta, o partido poderá arrecadar recursos para a campanha, devendo emitir recibo eleitoral referente a cada doação recebida. Os diretórios nacionais e estaduais poderão solicitar e imprimir faixa de recibos eleitorais, por meio do Sistema de Recibos Eleitorais (SRE), também disponível no Portal do TSE.

O montante arrecadado este ano com financiamento de campanhas entrará na prestação de contas anuais do Partido referente ao exercício de 2014. Desta forma, a prestação de contas do financiamento de campanha ocorrerá em 2015. (Com informações da Assessoria).


Fonte: Midia News


TERRAS INDÍGENAS - 15/12/2023

Congresso derrota governo e retoma marco temporal para demarcação de terras indígenas

Entre deputados, foram 121 votos para manter e 327 para derrubar o veto e uma abstenção.

Primavera do Leste - 31/08/2023

Vereador em MT é cassado por caluniar e difamar colegas

Sessão que cassou Inspetor Adriano ocorreu na manhã de ontem (31) e durou mais de cinco horas

Mato Grosso - 04/08/2023

Deputado Estadual diz ser “absurda” nova demarcação de terras no Norte Araguaia

A terra indígena Kapôt Nhinore fica localizada nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu

POLÍTICA - 01/08/2023

Vereadores aprovam mais de 30 milhões de reais em recursos para Canarana

Foi a sessão em Canarana, entre Ordinária e Extraordinária, que se aprovou a maior quantia de recursos destinados ao Município

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 04:16:25' and cat='25' and cod_mega!='10' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!