Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ciro Nogueira nomeia Alckmin e oficializa início da transição de governo

Vice-presidente eleito é escolhido pelo ministro da Casa Civil para o Cargo Especial de Transição do Governo

Transição | 04/11/2022 - 08:24:45

Começou oficialmente a transição do governo Bolsonaro para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Geraldo Alckimin (PSB) foi nomeado pelo ministro da Casa CivilCiro Nogueira, para o Cargo Especial de Transição do Governo, conforme o Diário Oficial da União desta sexta-feita (4).

Os Cargos Especiais de Transição de Governo (CETG) são garantidos pela Lei 10.608/2002. O presidente eleito tem o direito de constituir uma equipe de 50 membros.

A equipe de transição tem por objetivo inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração pública federal, além de preparar os atos de iniciativa do novo presidente da República, a serem editados imediatamente após a posse.

Durante entrevista coletiva na quinta-feira (3), Alckmin afirmou que os nomes que irão compor a equipe de transição de governo serão anunciados na próxima segunda-feira (7). Segundo o vice-presidente eleito, os principais objetivos devem ser transparência, planejamento e continuidade.

“O presidente Lula é o presidente, é ele quem comanda todo o processo. Ele tirou uns dias de merecido descanso, está voltando no domingo e segunda-feira nós já vamos ter um conjunto de reuniões de trabalho para poder avançar na transição”, disse.

No mesmo dia, Alckmin se reuniu com o relator do orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI); a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR); o ex-ministro Aloizio Mercadante; o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; e o ministro da secretaria-geral da Presidência, general Luiz Eduardo Ramos.

“A conversa foi bastante proveitosa e muito objetiva”, declarou Alckmin. O vice-presidente eleito ainda afirmou que Ramos o cumprimentou, parabenizou e colocou-se à disposição para ajudar na transição.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) reafirmou apoio à transição com o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quinta, após encontro com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) no Planalto.

“Foi positivo. O presidente convidou, nós estávamos saindo já. Reiterou o que disse o ministro Ciro Nogueira e o general Ramos. Para que se tenha transição tranquila, da disposição do governo de prestar todas as informações, colaborações, pautadas pelo interesse publico”, disse Alckmin, que assumiu a coordenação da equipe de transição para o próximo governo.


Fonte: CNN BRASIL


Eleições 2024 - 30/08/2024

Eleições 2024: Horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa nesta sexta

Presidente do TSE, Cármen Lúcia ressaltou a importância da divulgação de informações sobre candidatos para a democracia.

Política - 23/08/2024

Brasil mantém posição e não vai reconhecer suposta vitória de Maduro sem atas eleitorais

Fontes do governo confirmam que Lula vai conversar com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, sobre crise na Venezuela

Eleições 2024 - 16/08/2024

Campanhas eleitorais começam nesta sexta (16); veja o que é permitido

Atividades ocorrem até a véspera da eleição, em 6 de outubro

Política - 15/05/2024

Após falecimento de Amália, Nelson Barbudo retorna a Câmara Federal

Em 2018 Nelson foi o deputado federal mais votado do estado do Mato Grosso

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-10-04 00:32:46' and cat='25' and cod_mega!='6753' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!