Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Aécio cobra apuração de denúncias envolvendo a Petrobras

Candidato do PSDB comentou suposto esquema de corrupção na estatal.

ELEIÇÕES 2014 | 09/09/2014 - 07:19:20

O candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Aécio Neves, cobrou na segunda-feira (8) que sejam apuradas as suspeitas de que dezenas de senadores e deputados federais de três partidos (PT, PMDB e PP), governadores e um ministro teriam se beneficiado de um esquema de pagamento de propinas oriundas de contratos com fornecedores da Petrobras. Ressaltando que quer evitar "pré-julgamentos", o presidenciável tucano afirmou, ao desembarcar no aeroporto de Marabá (PA), que a Justiça apure as denúncias.

"Estas novas denúncias têm que ser apuradas. Não vou fazer prejulgamento. Espero que a Justiça seja acionada e apure tudo o que foi denunciado", disse Aécio ao chegar em Marabá para compromissos de campanha.

Reportagem da edição deste fim de semana da revista "Veja" afirma, que Paulo Roberto Costa revelou em depoimentos ao Ministério Público Federal (MPF), na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, que três governadores, seis senadores, um ministro e, pelo menos, 25 deputados federais foram beneficiados com as propinas.

Segundo a publicação, Costa citou, entre outros políticos, os nomes da governadora Roseana Sarney (Maranhão) e dos ex-governadores Sérgio Cabral (Rio) e Eduardo Campos (Pernambuco); do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e Ciro Nogueira (PP-PI); e dos deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Cândido Vacarezza (PT-SP), Mário Negromonte (PP-BA) e João Pizzolatti (PP-SC). Os políticos mencionados na reportagem negam envolvimento no esquema de pagamento de propina na Petrobras.

No final de semana, Aécio chamou as denúncias envolvendo a petroleira de"mensalão 2" e destacou que não dá para a presidente Dilma Rousseff dizer que "não sabia" das supostas irregularidades na estatal do petróleo. A petista, no entanto, declarou no domingo que as informações apontadas pela revista "Veja" não geram suspeita sobre o governo.

No Pará, o candidato voltou a fazer a comparação das denúncias na Petrobras com o mensalão. Ele disse ainda que o governo "enlameou" a empresa.

"No Congresso Nacional, liderei a constituição de uma CPMI para investigar a Petrobras. O governo dizia que nós estávamos atacando a imagem da principal empresa brasileira. A verdade e que o governo do PT enlameou a nossa principal empresa. E não adianta o governo dizer que não sabia: é preciso que as respostas sejam diretas, objetivas. Que essas investigações possam sem aprofundadas, e quem tem responsabilidade tem que ser punido exemplarmente", disse.


Fonte: G1


Política - 18/04/2024

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Governo atualizou isenção para R$ 2.824 após o reajuste do piso nacional

TERRAS INDÍGENAS - 15/12/2023

Congresso derrota governo e retoma marco temporal para demarcação de terras indígenas

Entre deputados, foram 121 votos para manter e 327 para derrubar o veto e uma abstenção.

Primavera do Leste - 31/08/2023

Vereador em MT é cassado por caluniar e difamar colegas

Sessão que cassou Inspetor Adriano ocorreu na manhã de ontem (31) e durou mais de cinco horas

Mato Grosso - 04/08/2023

Deputado Estadual diz ser “absurda” nova demarcação de terras no Norte Araguaia

A terra indígena Kapôt Nhinore fica localizada nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 01:30:57' and cat='25' and cod_mega!='558' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!