Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte,27 de Maio de 2022 - Sexta Feira

Jornalista é executado na Somália por ordenar assassinato de colegas

Hassan Hanafi foi detido em 2014, no Quênia, e levado para a Somália

MUNDO | 11/04/2016 - 09:29:22


Jornalista somali Hassan Hanafi, ligado aos insurgentes islamitas radicais shebab, foi executado nesta segunda (11) por ter organizado o assassinato de cinco de seus colegas

Um jornalista somali vinculado aos insurgentes islamitas radicais shebab foi executado na madrugada desta segunda-feira (11) em Mogadíscio, capital da Somália. Hassan Hanafi foi condenado por ter organizado o assassinato de cinco de seus colegas entre 2007 e 2010.

Vários repórteres acompanharam a execução do condenado, que foi detido em agosto de 2014 em Nairóbi, a capital do Quênia, e extraditado à Somália no fim do mesmo ano.

"Havia confessado e se reconheceu culpado de ter organizado as mortes de vários jornalistas somalis (...). Foi executado", declarou Abdulahi Hussein, funcionário de alto escalão do tribunal militar que julgou o jornalista.

No sábado (9), dois shebab haviam sido executados na capital somali depois de se declararem culpados de terem assassinado uma jornalista da televisão nacional no fim de 2015.

Somália era um dos países mais perigosos do mundo para exercer o jornalismo: 45 repórteres foram assassinados desde 2007, quando os shebab tiveram acesso ao poder, segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) situa a Somália no posto 172 de 180 países em sua classificação sobre a liberdade de imprensa.

Os shebab, que enfrentam o governo somali, realizam regularmente ataques contra autoridades governamentais e jornalistas, que também se tornam, com frequência, alvos de empresários ou políticos, descontentes com a cobertura midiática de assuntos que os afetam.


Fonte: G1

Orkut - 29/04/2022

Orkut de volta? Fundador reativa site e diz que está construindo algo novo: ‘Vejo vocês em breve’

Rede social fez grande sucesso nos anos 2000

EDUCAÇÃO - 25/04/2022

Professora que atuou em Água Boa e Canarana representa MT em evento de ciências nos Estados Unidos

Eliete Both estudou boa parte da infância na zona rural na rede pública e vem conquistando espaço na academia como professora

INTERNACIONAL - 24/02/2022

Rússia começa guerra na Ucrânia; Biden diz que serão aplicadas “maiores sanções da história”

Biden diz que Rússia não poderá negociar em dólar, euro, iene ou libra

INTERNACIONAL - 24/02/2022

Rússia avança com ataques na Ucrânia; líderes mundiais prometem reação

Biden, União Europeia e países aliados prometem mais sanções.

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2022-05-27 11:58:39' and cat='59' and cod_mega!='2415' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!