Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Inundação na Coreia do Norte deixa mais de 130 mortos e desaparecidos

Mais de 100 mil pessoas foram retiradas das áreas próximas ao rio Tumen

MUNDO | 12/09/2016 - 06:10:04

Inundações na Coreia do Norte deixaram mais de 130 mortos e desaparecidos (Foto: KRT/AP)

Ao menos 133 pessoas morreram e 395 estão desaparecidas em consequência das inundações que afetam o nordeste da Coreia do Norte desde o início do mês, segundo um novo balanço da ONU divulgado nesta segunda-feira (12) em Seul.

O balanço anterior, que datava de quinta-feira, era de 60 mortos.

Além disso, um total de 107 mil pessoas foram retiradas das áreas próximas ao rio Tumen, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), que citou como fonte o governo norte-coreano.

O rio Tumen serve, em parte de seu curso, como fronteira natural entre Coreia do Norte, de um lado, e China e Rússia, do outro.

De acordo com o balanço da OCHA, mais de 35 mil casas e 8.700 edifícios públicos foram danificados ou destruídos pelo aumento do nível do rio, provocado por fortes chuvas.

Um total de 16 mil hectares de cultivos estão inundados e ao menos 140 mil pessoas precisam de ajuda urgente, segundo o comunicado, datado no domingo, mas que foi recebido nesta segunda-feira.

A agência oficial norte-coreana KCNA indicou no domingo que "dezenas de milhares" de casa e edifícios públicos foram destruídos, assim como trechos de ferrovias, estradas, cabos elétricos, fábricas e campos de cultivos.

Os habitantes da província de Hamyong, no nordeste do país, estão sofrendo "grandes dificuldades", segundo a KCNA, que anunciou que uma campanha destinada a estimular a economia nacional foi redirecionada para apoiar as vítimas das inundações.

O objetivo é "reorientar todos os esforços à construção de casas para oferecer um local confortável às pessoas afetadas pelas inundações e transformar em um ano as zonas atingidas em um mundo de sonho sob a égide do Partido dos Trabalhadores", segundo a agência oficial.

Na falta de infraestruturas e equipamentos adequados, a Coreia do Norte é particularmente vulnerável aos desastres naturais, principalmente as inundações causadas, sobretudo, pelo desmatamento das colinas.

Durante o verão de 2012, as inundações e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas torrenciais deixaram 169 mortos, 400 desaparecidos e 212.200 deslocados, e arrasaram 650 km2 de terras cultivadas, segundo os meios de comunicação oficiais norte-coreanos.

Inundações e fortes chuvas foram algumas das causas da grande fome que deixou centenas de milhares de mortos entre 1994 e 1998 na Coreia do Norte, um dos países mais isolados do mundo.

O Conselho de Segurança da ONU trabalha em uma nova resolução que pode endurecer as sanções contra o governo de Pyongyang após seu quinto teste nuclear.


Fonte: G1


Política - 06/11/2024

Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos

Candidato republicano a presidente dos Estados Unidos vence Kamala Harris e retorna ao cargo que deixou em 2021

Política - 04/11/2024

Kamala e Trump chegam empatados à véspera da eleição nos EUA; veja últimas pesquisas

Tendência é que margem justa defina quem comandará a Casa Branca pelos próximos quatro anos

Tragédia - 10/10/2024

Furacão Milton causa tornados e deixa quatro mortos no Condado de St. Lucie; inundações e destruição afetam a Flórida

Além das fatalidades, tornados destruíram casas e veículos em Palm Beach; Tampa permanece sob risco de inundações.

MUNDO - 15/07/2024

Ex-presidente dos Estados Unidos levou um tiro de raspão na orelha durante um comício na Pensilvânia

Donald Trump explica por que pediu para pegar sapatos logo após atentado: 'Me atingiram com tanta força que saíram'

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-11-11 13:53:21' and cat='59' and cod_mega!='2969' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!