Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Após golpe militar, Mianmar fecha aeroporto internacional até maio

Permissão para pousos e decolagens foi revogada para todos os voos

MUNDO | 02/02/2021 - 09:43:14

governo militar que deu um golpe de Estado em Mianmar fechou o principal aeroporto internacional do país, o de Yangon, até maio.

O gerente do aeroporto de Yangon, Phone Myint, disse à agência de notícias Reuters nesta terça-feira (2) que o aeroporto ficará fechado até maio, sem dar uma data exata.

O jornal "Myanmar Times" afirmou que a permissão para pousar e decolar foi revogada para todos os voos, incluindo os de socorro, até as 23h59 do dia 31 de maio.

O Conselho de Segurança da ONU vai se reunir nesta quinta para debater o golpe militar no país asiático, que faz fronteira com China, Bangladesh, Laos e Tailândia no sudeste da Ásia.

Antes da reunião, a China, que tem direito a veto no Conselho de Segurança e foi uma das poucas potências mundiais a não condenar a tomada de poder, afirmou que o mundo deve contribuir para a estabilidade de Mianmar.

Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, disse que todas as ações da comunidade internacional devem contribuir para a estabilidade política e social de Mianmar, para evitar o aumento das tensões.

Ontem, o presidente dos Estados UnidosJoe Biden, havia pedido pressão internacional para que militares de Mianmar "renunciem imediatamente" após o golpe.

 

Golpe militar

Os militares derrubaram o governo eleito do país, tomaram o poder e prenderam a prêmio Nobel da Paz de 1991, Aung San Suu Kyi, o presidente do país, Win Myint, e outros líderes civis nesta segunda-feira (2).

Os militares alegam "enormes irregularidades" mas eleições legislativas de novembro, vencidas por ampla maioria pelo partido de Aung San Suu Kyi, o NDL, e dizem que vão organizar uma votação "livre e justa" após o estado de emergência.

O Exército anunciou um estado de emergência por um ano e que o general Min Aung Hlaing, chefe das Forças Armadas, será o presidente em exercício. "Colocaremos em funcionamento uma autêntica democracia pluripartidária", afirmaram os militares em um comunicado.

 

Décadas de ditatura

O golpe ocorreu sem atos de violência e poucas horas antes da primeira sessão do Parlamento eleito em novembro. A votação foi a segunda eleição geral do país desde 2011, quando a junta militar que governava o país foi dissolvida.

Em 2015, a NDL também venceu por ampla maioria, mas se viu obrigada a compartilhar o poder com o Exército, que controlava três importantes ministérios (Interior, Defesa e Fronteiras).

 


Fonte: G1


PAPA FRANCISCO - 21/04/2025

Morre o papa Francisco, aos 88 anos

Pontífice marcou história da Igreja Católica como o primeiro latino-americano e jesuíta a ocupar o cargo

MUNDO - 09/04/2025

China retalia mais uma vez e anuncia tarifas de 84% sobre produtos dos EUA

Taxa representa um aumento de 50 pontos percentuais sobre a tarifa que já havia sido anunciada, acompanhando os percentuais impostos pelo governo de Donald Trump.

MUNDO - 09/04/2025

China começa a ser taxada em 104% e guerra comercial com EUA se intensifica

Medida amplia disputa comercial entre EUA e gigante asiático

MUNDO - 06/01/2025

Agricultores franceses protestam contra o acordo UE-Mercosul

Utilizando tratores e outros maquinários, os agricultores seguem em direção a Paris para pressionar o governo

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-04-24 02:58:11' and cat='59' and cod_mega!='5504' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!