Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Vazio sanitário da soja em Mato Grosso pode passar de 90 para 150 dias

Sugestão que pede aumento do período foi enviada ao Indea e ao Mapa

MATO GROSSO | 19/08/2014 - 10:05:51

O período do vazio sanitário da soja em Mato Grosso na próxima safra pode passar de 90 para 150 dias, tendo início a partir do dia 15 de abril e não mais no dia 15 de junho. Esta foi uma das sugestões que a Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do estado elaborou durante reunião que ocorreu na tarde de segunda-feira (18) na superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento (Mapa), em Várzea Grande (MT). O término do vazio sanitário foi mantido no dia 15 de setembro.

O coordenador da comissão e fiscal do Mapa, Wanderlei Dias Guerra, explica que duas principais preocupações motivaram a ampliação do vazio sanitário: o maior tempo de sobrevivência do esporo da ferrugem asiática no campo e o aumento do número de aplicações de fungicidas que podem tornar o fungo resistente.

De acordo com Guerra, a comissão emitiu um documento sugestivo para o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e o Mapa dizendo qual a posição técnica do grupo. Em seguida, a comissão aguarda a normatização da ampliação do vazio sanitário, assim como outros aspectos que foram discutidos na reunião.

Ele acredita que a nova data de início do vazio sanitário da soja deve ser aprovada em Mato Grosso e também estudada para ser aplicada em outras regiões produtoras da oleaginosa no país. “O Ministério da Agricultura é possível que faça uma normativa mais ampla porque existe a peculiaridade climática de cada região, mas segue o mesmo princípio da preservação de moléculas de fungicidas que são poucas e estão perdendo a eficiência”, afirma.

Para Rogaciano Arruda, coordenador substituto da defesa vegetal do Indea-MT, que também participou da reunião, a ampliação do vazio sanitário para 150 dias pressionará o plantio da soja depois de dezembro. “Então com certeza essa medida reduziria o plantio de soja segunda safra”. Ele informa que, se a norma for aprovada, o produtor que plantar soja no período do vazio sanitário sofrerá as sanções da legislação.

Participaram da reunião representantes de instituições do setor produtivo, do Mapa, do Indea-MT, de empresas de defensivos e pesquisadores.

Em nota, a diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), que enviou representante à reunião, informou que se pronunciará em momento oportuno sobre as sugestões da comissão com relação ao aumento do período de vazio sanitário da soja.


Fonte: Agrodebate


Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Mato Grosso - 09/04/2024

Pavimentação da BR-158 ainda não começou sete meses após ordem de serviço

Esperada por décadas pela população da região, em especial pelos produtores rurai

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-16 14:40:19' and cat='26' and cod_mega!='496' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!