Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

UTI de Primavera é a primeira na América Latina a implantar Telemedicina

Unidade já funciona a três anos no município de Primavera do leste

SAÚDE | 01/06/2016 - 06:00:29

O médico Maurício Leitão explica o funcionamento do sistema de Telemedicina implantado na UTI de Primavera

Na manhã de segunda feira (30), Primavera do Leste deu mais um passo rumo a consolidação do sistema de saúde como referência, com a homologação da UTI, que agora é reconhecida pelo Ministério da Saúde e pode receber repasses federais, além da implantação do sistema de telemedicina, sendo o primeiro instalado em toda América Latina.

A UTI que antes era custeada apenas pelo Estado, e com contrapartida do município, após a homologação receberá a quantia de 92 mil/mês, para custeio dos 8 leitos que atendem pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Também pela manhã, foi inaugurado o Sistema de Telemedicina, um novo conceito que criado em parceria com gigantes da tecnologia, o sistema inovador e premiado, reduz o tempo de permanência e mortalidade dos pacientes na UTI, por meio da aplicação de inteligência artificial, e análise de dados dando suporte a decisões clinicas. 

“O Sistema implantado em Primavera do Leste, consiste na instalação de câmeras e monitores, alem de conexão com nossa central que pode acompanhar 24h os pacientes, através de vídeo conferência, analisando dados e a situação clinica, e podendo disponibilizar para acompanhamento de outros especialistas, para tomada de decisão”, destacou o médico responsável pela plataforma, Mauricio Leitão. “Nosso objetivo é reduzir o tempo de permanência dos pacientes nos leitos, pois através do monitoramento de uma enfermeira e um médico disponível em nossa central, e contando com o auxilio da tecnologia que cruza dados do paciente, podemos prever a melhora ou piora desse paciente com 48h de antecedência”, destacou o médico. 

Para o prefeito Érico Piana, além da homologação da UTI, a implantação do sistema de Telemedicina representa um avanço sem igual para saúde no município. “sabemos que nosso município torna-se a cada dia um pólo de saúde, e a implantação do sistema, reúne tudo que existe de mais moderno para salvar vidas, o monitoramento irá nos conectar com outras equipes médicas para que possamos buscar auxílio e salvar vidas” destacou Piana. 

Não existem leitos de UTI, suficientes no país principalmente na saúde pública, o que leva a superlotação das emergências dos hospitais públicos. Atualmente a UTI de Primavera do Leste que já funciona a três anos, atende toda região, “ a implantação da UTI em nosso município, trouxe ainda mais qualidade a saúde e agora com a implantação de telemedicina, iremos potencializar isso, através do monitoramento e participação de especialistas de todo país” finalizou Fábio Lago, secretário de Saúde.


Fonte: Assessoria


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 21:26:58' and cat='26' and cod_mega!='2632' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!