Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

UFMT busca credenciamento de laboratório para fazer exames de Coronavírus em Sinop

Além da aquisição de aparelhos fundamentais, é necessário alinhamento de protocolos junto ao Lacen

SAÚDE | 15/04/2020 - 06:09:03

A Universidade Federal de Mato Grosso campus de Sinop está buscando junto à secretaria de Estado de Saúde, o credenciamento para receber as amostras e realizar o teste de Covid-19 no município. A primeira fase do processo é um chamamento público, que está aberto, para recebimento de doações de recursos, equipamentos e reagentes necessários para estruturação do laboratório. Ao todo, a instituição recebeu U$ 30 mil dólares para a aquisição dos insumos necessários. Atualmente apenas o Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen) em Cuiabá tem habilitação para fazer os exames de maneira oficial na rede pública do Estado.

Um dos equipamentos adquiridos, que deve chegar em Sinop em até 15 dias, é uma cabine de segurança biológica tipo A2. “Formamos a equipe com professores  e técnicos do programa de pós-graduação de ciências em saúde, e estamos direcionando nossos esforços para fazer a técnica do RT-PCR, o qual já temos o aparelho necessário”. “Conseguimos uma quantia de recursos e assim que chegar essa cabine iniciaremos um treinamento com a equipe para habilitar o laboratório em Sinop junto à secretaria de Estado de Saúde”, destacou, ao Só Notícias, o diretor do Instituto de Ciências da Saúde da UFMT campus de Sinop, Guilherme Luz Emerick.

Além da aquisição de aparelhos fundamentais, é necessário alinhamento de protocolos junto ao Lacen. Esses procedimentos, conforme Guilherme, já estão “adiantados”. “Estamos em constantes conversas com a secretaria de Estado de Saúde, então a gente já tem adiantado protocolo, já nos mandaram algumas coisas, mas sem a cabine não dá para iniciar, então estamos aguardando, porém com o Lacen já está adiantado, já estamos em diálogos”.

Após a finalização de todos os trâmites necessários, a expectativa da equipe é que o laboratório realize o teste de até 15 amostras por dia e os resultados saiam em cerca de 8 horas. “Como estamos com uma equipe que está começando nossa capacidade será limitada. Depois que tivermos mais ambientados com a técnica podemos até dobrar essa quantia”. “Hoje nossa equipe é formada por oito professores credenciados ao programa, 2 técnicos e também os acadêmicos da pós-graduação”, destacou.

O espaço do laboratório está sendo montado dentro da estrutura da universidade. “Estamos utilizando o ambiente do Hospital Veterinário. Foram direcionados dois laboratórios, sendo um para preparo da amostra, e o outro para fazer a corrida do RT-PCR, que é uma técnica em tempo real”.

Conforme o diretor, o recebimento das amostras seguirá uma série de critérios. “Não temos condições de fazer a análise de todas as pessoas da região. Nossa intenção é pegar os 14 municípios da microrregião de Sinop, além da cidade de Itaúba ( 90 km Sinop). Essas amostras deve chegar junto com um documento de notificação, seguir uma linha de critérios, e as unidades de saúde é quem devem levar essas amostras até nosso laboratório”, mas “a partir do momento que padronizarmos os protocolos, divulgaremos corretamente como funcionará, como chegará até nós”, expôs.

Guilherme ainda classificou a possibilidade de diagnóstico em Sinop como uma “questão muito importante”. “Nos permite uma série de situações, mas a principal é dimensionar o tamanho dessa epidemia para que possamos direcionar o cuidado, tratamento, definir um prognostico antecipando o curso da doença, adotar medidas para prevenir a progressão, nesse ponto por exemplo, podemos citar que estava acontecendo a discussão se faz ou não isolamento social. Com você conhecendo o tamanho da pandemia tem condições de ter uma decisão mais embasada cientificamente para que você possa levar isso às autoridades. Além dessas, possibilita uma série de outras medidas a serem adotadas que garantem mais segurança”, completou.

Sinop teve com 11 casos diagnosticados desde o início da pandemia e três pessoas estão recuperadas, dentre elas o secretário municipal de Saúde que, hoje, descreveu em entrevista ao Só Notícias, os dias em que ficou com a doença.


Fonte: Só Notícias


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 10:42:21' and cat='26' and cod_mega!='5117' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!