Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Servidores do INSS em MT fazem protesto no prédio da Receita

Segundo sindicato, cerca de 600 pessoas participaram da manifestação

MATO GROSSO | 04/08/2015 - 15:32:01

Protesto de grevistas foi realizado nesta terça-feira

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Mato Grosso ocuparam o saguão do prédio da Receita Federal, na Avenida Juliano Costa Marques, em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (4). A categoria, que no estado conta com aproximadamente 800 servidores, está em greve há 28 dias em adesão ao movimento nacional para cobrar, principalmente, reajuste salarial de 27%.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Seguridade, Trabalho e Previdência Social (Sindsprev-MT), Cleones Celestino Batista, cerca de 600 pessoas participaram da manifestação.

Primeiro, os manifestantes fizeram uma mobilização na Praça Ulisses Guimarães, na Avenida do CPA, na capital, e depois, com cartazes e faixas com frases de protesto, seguiram em passeata para o prédio da Receita. "Vamos ficar um tempo aqui no saguão e depois voltaremos para a praça", disse o representante dos trabalhadores no estado.

Além de reposição salarial de 27%, a categoria reivindica a incorporação das gratificações ao salário, a elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), jornada de 30 horas semanais para todos os servidores, bem como a realização de concurso público para a contratação de servidores que possam substituir os que se aposentaram e os que estão prestes a se aposentar e o fim do assédio moral.

"O governo envia metas e os servidores têm que cumprir, se não recebe parte do salário referente às gratificações", reclamou o sindicalista. A categoria também se manifesta contrária ao projeto de lei 4.330, conhecido como 'PL das Terceirizações', e que já foi motivo de uma série de protestos em todo o país. A proposta encontra-se em tramitação no Congresso Nacional.

Em sua página institucional, o Ministério da Previdência Social e o INSS alegaram que têm mantido uma relação de respeito, diálogo e compreensão com a categoria. Os atendimentos que estavam agendados devem ser remarcados por telefone da central do órgão, o 135. Se não for possível, o reagendamento deve ser feito nas próprias agências após o término da greve.

Além dos funcionários do INSS, servidores de outras duas instituições federais, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), encontram-se em greve no estado.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Mato Grosso - 09/04/2024

Pavimentação da BR-158 ainda não começou sete meses após ordem de serviço

Esperada por décadas pela população da região, em especial pelos produtores rurai

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 04:36:36' and cat='26' and cod_mega!='1496' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!