Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Servidores da saúde de MT paralisam atividades e fazem protesto

Profissionais cobram melhorias nas condições de trabalho e concurso público

SAÚDE | 02/06/2015 - 13:43:51

Profissionais fizeram uma manifestação no Centro de Cuiabá

Os servidores da rede estadual de saúde realizaram na manhã desta terça-feira (2) uma manifestação na Praça Alencastro, em Cuiabá, para cobrar melhores condições de trabalho e a realização de concurso público para o setor. Segundo Oscarlino Alves, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sisma), cerca de mil trabalhadores participaram do protesto.

A Secretaria Estadual de Saúde informou, por meio da assessoria, que está analisando a infraestrutura dos prédios das unidades de saúde e que depende do orçamento para fazer investimento.

Entre as reivindicações estão a reforma das unidades de saúde e a realização de concurso público. “O trabalhador está adoecendo junto com a paciente nas unidades. Estamos parados há muito tempo nas unidades, sem condições de trabalho”, declarou

Os atendimentos essenciais são mantidos em 30%. Já os serviços de urgência e emergência funcionam normalmente. Os trabalhos administrativos na Secretaria Estado de Saúde (SES) e demais unidades administrativas também estão paralisados.

No interior do estado, os Escritórios Regionais de Saúde (ERS) aderiram à paralisação. Os hospitais regionais funcionam parcialmente. Os serviços de urgência e emergência são mantidos. Cerca de 3 mil profissionais que trabalham na área saúde em Mato Grosso, nas funções de psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e do setor administrativo aderiram à paralisação.

Adriana Santarém, que trabalha na MT Laboratório, disse que a estrutura física do prédio é precária. "Chove no laboratório. Os banheiros estão interditados, tem ratos e escorpiões dentro das unidades e o maior prejudicado é o paciente”, lamentou. Policiais militares e agentes de trânsito acompanharam a manifestação.


Fonte: G1 MT


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 22:01:31' and cat='26' and cod_mega!='1332' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!