Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Senai-MT capacita Pessoas com Deficiência para o mercado de trabalho

Estudantes têm material didático adequado e instrutores de Língua Brasileira de Sinais

EDUCAÇÃO | 13/05/2015 - 08:11:33

Cristiano Garcia de Souza, de 23 anos, é deficiente visual. Limitação que não o impediu de buscar por uma carreira profissional promissora. Para isso, primeiro, ele precisa passar pelo processo de aprendizagem industrial. Cristiano é um dos selecionados para integrar uma turma de 15 estudantes que realizam o curso de Assistente Administrativo, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Rondonópolis). O programa tem duração de 14 meses. Os primeiros sete meses são destinados às aulas teóricas, já os outros sete serão práticos, baseado em um modelo de situação problema, realizado por meio de atividades simuladas.

 

Para chegar ao Senai-Roo, Cristiano precisa pegar dois ônibus. Segundo ele, essa é a parte mais difícil, pois depende da ajuda de algumas pessoas para saber onde descer. Para facilitar o trajeto, ele encontra outros três deficientes visuais no centro da cidade e seguem viagem juntos. Esse é o segundo contrato de trabalho de Cristiano, que já foi auxiliar de produção. “No outro emprego as condições de trabalho fizeram com que a pouca visão que eu possuía no olho esquerdo ficasse ainda mais prejudicada. Acredito que na área administrativa eu terei um emprego melhor. Vou fazer o possível para garantir minha vaga”, afirmou.

 

A turma de Pessoas com Deficiência (PcD) também conta com estudantes surdos, cadeirantes e deficientes intelectual. O local de estudos é todo adequado, assim como o material didático que possui fontes ampliadas ou em braile, e o acompanhamento de um profissional intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

De acordo com a coordenadora de Ações Inclusivas do Senai-MT, Denise Molina, a realização das turmas de aprendizagem depende da contratação prévia por parte das empresas. Com isso, os jovens selecionados têm a carteira assinada e recebem para estudar. O salário não os impede de continuar recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do governo. “Isso só acontece quando o jovem termina o contrato de aprendizagem e passa a fazer parte do quadro de funcionários da empresa”, explica. 

 

O Grupo Petrópolis é uma das organizações que busca se adequar à Lei de Cotas – que determina à empresa acima de 100 funcionários a contratação de PcD. A meta do grupo é alcançar o total de 89 profissionais com deficiência. Até agora, 16 já fazem parte do quadro de funcionários. Para definir os estudantes que integrariam a nova turma de aprendizagem, a empresa realizou um processo seletivo. “Das 53 pessoas que se inscreveram, 15 foram selecionadas. Esperamos que boa parte deles siga até o fim do processo e seja contratado”, garantiu o gestor de RH, Adriano Bellini.

 

De acordo com ele, a empresa pretende continuar a contratação de pessoas nas unidades distribuídas ao longo da região Centro-Oeste. “São cerca de 22 revendas que têm condições para receber essas pessoas com deficiência. Acredito que se focarmos nelas conseguiremos rapidamente cumprir com a nossa cota”, afirma.  O modelo já está em funcionamento no Senai-SP.

 

Inclusão

 

O cadeirante Gerson Rafael da Costa, 38 anos, também está na turma de aprendizes. Ele, que sofreu um acidente aos 16 anos e não pode mais andar, já trabalhou em vários outros lugares, mas conta que a mobilidade é o maior problema para quem quer conquistar uma vaga. “Já fui dispensado de entrevistas porque a empresa não tinha acessibilidade e nem banheiros adaptados”. Ele considera a oportunidade como gratificante e diz que tem muito a aprender. “Quero ficar no Grupo e sei que tenho potencial para isso. Vou lutar por esta vaga”, pontuou.


Fonte: Água Boa News


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 16:17:24' and cat='26' and cod_mega!='1293' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!