Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quatro vereadores de MT são alvos de operação contra compra de votos

Ex-presidente da Câmara e o atual presidente foram conduzidos para depor

MATO GROSSO | 22/11/2016 - 05:00:37

Câmara Municipal de Primavera do Leste (Foto: Câmara Municipal de Primavera do Leste)

Quatro vereadores da Câmara Municipal de Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, são alvos de uma operação na segunda-feira (21) pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPE). A operação 'Sesmaria' investiga atos de corrupção na aprovação de loteamentos e compra de votos. Os vereadores foram conduzidos de forma coercitiva, que é quando a pessoa é levada para depor.

A Câmara Municipal de Primavera do Leste ainda não se pronunciou sobre a operação, porém, confirmou que quatro vereadores foram conduzidos coercitivamente para prestar depoimento.

Foram conduzidos coercitivamente quatro vereadores: Antonio Marcos, Josafá Martins Barbosa (atual presidente), Estaniel Pascoal (ex-presidente) e Messias Di Caprio, além de empresários, assessores e ex-assessores. Os envolvidos ainda devem ser ouvidos pelo MPE.

De acordo com o MPE, 28 mandados de busca e apreensão, além de conduções coercitivas devem ser cumpridos contra agentes públicos, empresários e advogados. Os alvos da operação residem nos municípios de Primavera do Leste e Querência, a 912 km da capital.

Conforme o MPE, existem informações de propinas para a liberação de loteamentos na região. A organização criminosa é formada por agentes públicos, advogados e empresários do ramo imobiliário em Primavera do Leste e região, segundo o MPE. As investigações apontaram atos de corrupção na aprovação de loteamentos e compra de votos de vereadores.

Todas as conduções coercitivas são encaminhadas para sede da Promotoria de Justiça de Primavera do Leste, onde os envolvidos serão interrogados por organização criminosa, corrupção passiva e ativa e falsa perícia.

Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em escritórios de advocacia, gabinetes de vereadores e residências.

Durante o cumprimento dos mandados, duas pessoas foram autuadas em flagrante por porte ilegal de munição e ocultação de documentos.

Em agosto de 2015, o vereador Messias Di Caprio (PSD) foi investigado por suspeita de negociar e combinar voto para aprovar um projeto de lei que, segundo a Polícia Civil, beneficiaria um empresário do ramo imobiliário. Em um vídeo, ele e outro vereador aparecem fazendo uma oração após uma reunião para discutir a proposta. O parlamentar nega as acusações.


Fonte: G1 MT


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 23:30:30' and cat='26' and cod_mega!='3189' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!