Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Projeto Guardião das Águas faz mapeamento de nascentes e aponta que mais de 90% estão intactas

Nova Mutum é o que mais preserva o bem natural

SUSTENTABILIDADE | 26/03/2019 - 06:17:04

Noventa e cinco por cento das nascentes localizadas em áreas agricultáveis em Mato Grosso estão preservadas. É o que aponta dados da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), por meio do projeto “Guardião das Águas”, que identifica e classifica nascentes em área de agricultura. Lançado no ano passado, o projeto já realizou levantamento em nove municípios, onde foram identificadas cerca de 8 oito mil nascentes. Com a ação, tem sido possível engajar os produtores rurais a recuperarem as nascentes degradadas, fomentar a regularização e implementar a aplicação do Código Florestal.

Apontado até o momento com o maior número de nascentes identificadas, o município de Nova Mutum é também o que mais preserva o bem natural, com 99% das nascentes encontradas em área de plantio, em bom e ótimo estado de conservação. Seguido por Diamantino com 97%. Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Sorriso apresentam 96% das fontes conservadas. Em Ipiranga do Norte são 95% conservadas. Dados da Aprosoja apontam ainda que os municípios de Vera e Tapurah estão com 94% mantidas. A identificação passou também por Sinop (93%). Este ano a ação visa levantar dados de outras dez localidades mato-grossenses.

Conforme gerente de Sustentabilidade, responsável pelo projeto, Marlene Lima, a próxima etapa é a visita in loco às localidades por meio do Programa Soja Plus, para instruir o produtor associado sobre os trabalhos de restauro florestal que precisam ser realizados nas fazendas onde houver necessidade de recuperação de área degradada.

Ainda segundo Marlene, outro foco do projeto da Aprosoja-MT é apresentar à sociedade, dados concretos do quanto o produtor preserva e cuida do meio ambiente e mostra que a produção de alimentos de Mato Grosso é aliada à preservação. Já com nove municípios mapeados, meta para 2019 que o Guardião das Águas esteja presente em mais dez cidades mato-grossenses.

“Fala-se muito do que está degradado e o que está conservado não se comenta. O que identificamos até o momento é um número muito bom de nascentes conservadas”, pontuou.


Fonte: Ascom Aprosoja


EDUCAÇÃO - 14/05/2026

Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 227 escolas cívico-militares

Cada unidade passa por um processo de apresentação da proposta à comunidade escolar, consulta, votação e divulgação do resultado

AGRONEGÓCIO - 28/04/2026

Mato Grosso tem dois casos confirmados de raiva bovina

A doença não tem cura após a infecção, e a vacinação do rebanho é a principal forma de prevenção.

AGRONEGÓCIO - 07/04/2026

Aprosoja MT e Imea apresentam resultados da safra de soja 2025/26 em Mato Grosso durante coletiva de imprensa

Levantamento percorreu mais de 34 mil quilômetros e confirma alta produtividade, apesar dos desafios climáticos

POLÍTICA - 01/04/2026

Otaviano Pivetta recebe faixa de governador e reforça compromisso de seguir com investimentos em todas as áreas

Cerimônia foi marcada pela presença de autoridades de todos os poderes, setor produtivo, prefeitos e cidadãos

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2026-06-18 00:32:27' and cat='26' and cod_mega!='4708' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!