A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou, na terça-feira (17.09), em São Paulo, a convite da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, do Fórum UAE-BR Agri-Future, com a finalidade de discutir agricultura sustentável, mudanças climáticas e segurança alimentar.
Estavam presentes os secretários de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), Andreia Fujioka, e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura.
Desde que se aproximou do jiu-jitsu paradesportivo, como madrinha nacional, Virginia Mendes tem ampliado as conexões com os Emirados Árabes Unidos. Como o país valoriza muito o jiu-jitsu, as oportunidades de novas parcerias entre Mato Grosso e os Emirados são promissoras, com base nessa pauta de interesse comum.
Para a primeira-dama, participar do evento com a finalidade de debater novos caminhos para a produção de alimentos, visando a segurança alimentar, foi de grande importância.
“Produzir bem e de maneira sustentável é o nosso objetivo. Somos um grande produtor de alimentos, nos preocupamos em alimentar nosso povo e o mundo, e essa também é a preocupação dos Emirados”, ressaltou Virginia Mendes.
H.E. Mohammed Saeed Sultan Al Nuaimi, vice-ministro de Mudança Climática e Meio Ambiente dos Emirados, destacou a importância de estimular as oportunidades de comércio, entre outras. “Os EAU têm muito em comum com Mato Grosso, bem como a consciência da importância de construir um futuro sustentável. Não nos preocupamos apenas com alimentos para o nosso país, mas para a população mundial.”
O vice-ministro agradeceu a presença da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e sua comitiva, e avaliou como positiva a conexão entre os Emirados Árabes e Mato Grosso. “Em breve, queremos receber a senhora e o governador em nosso país. Será um grande prazer realizar esse intercâmbio.”
Sachar Sati, representante do consulado-geral dos Emirados Árabes Unidos, colocou-se à disposição do Estado para promover as conexões com o seu país. “Estamos prontos para auxiliar no que for preciso nas relações entre Mato Grosso e os Emirados Árabes. Estamos contentes com essa aproximação”, afirmou.
O evento Agri-Future é uma programação de alto nível que visa reunir líderes do setor para explorar tecnologias avançadas e destravar oportunidades de investimentos no agronegócio, fortalecendo as relações entre os dois países. Ademais, o evento tem a intenção de reunir agentes públicos, privados e representantes da academia, entre outros, na busca de soluções conjuntas para garantir a segurança alimentar, combater as mudanças climáticas e promover a produção sustentável.
“Saímos do evento com a convicção de que Mato Grosso e os EAU têm pela frente um longo trajeto de cooperação e parceria em temas tão importantes como a agricultura, a segurança alimentar e o combate às mudanças climáticas”, pontuou Virginia Mendes.
No Fórum, foram apresentadas palestras de presidentes e CEOs das principais empresas do agronegócio dos Emirados, incluindo: Ministério de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente; Autoridade de Agricultura e Segurança Alimentar de Abu Dhabi (ADAFSA); Escritório de Investimentos de Abu Dhabi; Al Foah Date Company; Dubai Chambers; Fish Farm LLC; Grupo de Fabricantes de Alimentos e Bebidas dos Emirados Árabes Unidos; Universidade dos Emirados Árabes Unidos (UAEU); e Universidade de Sharjah.
Fonte: Por Vânia Neves | Unaf.
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-10-07 09:48:17' and cat='26' and cod_mega!='8716' ORDER BY publicacao DESC limit 4