Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Porto de Cáceres (MT) deve ser reaberto após 7 de anos e gestão será concedida à iniciativa privada

Readequação da estrutura para funcionamento deve custar em torno de R$ 500 mil

MATO GROSSO | 27/09/2019 - 05:52:12

Porto de Cáceres que deve ser reaberto após 7 anos. — Foto: Prefeitura de Cáceres

O governador em exercício Otaviano Pivetta (PDT) e o prefeito de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, assinaram um Termo de Cessão de Uso, na terça-feira (24), em que ficou estabelecida a gestão compartilhada do Porto Fluvial da cidade. O documento também prevê a concessão do terminal, desativado há 7 anos, à iniciativa privada, com objetivo de aumentar as modalidades de escoamento da produção estadual.

De acordo com o prefeito Francis Maris Cruz (PSDB), a intenção é convocar um chamamento público para que as empresas possam se candidatar para assumir a gestão e fazer investimentos na infraestrutura do local, com o objetivo de ampliar a estrutura de escoamento.

Ainda segundo ele, as obras de melhoria no porto estão estimadas em aproximadamente R$ 500 mil.

A rota proposta tem como ponto final da hidrovia a cidade boliviana de Puerto Quijarro, que faz fronteira com Corumbá (MS). Lá, a soja mato-grossense seguiria para beneficiamento em esmagadoras instaladas na região.

Pelo mesmo ponto sairia a ureia, muito utilizada no estado como fertilizante agrícola. Dessa forma, as embarcações retornariam a Cáceres.

“Mato Grosso é o estado que mais consome ureia no país, e a tendência é de aumentar esse consumo. Já estamos na marca de 1,5 milhão de tonelada ao ano e podemos importar de forma mais barata pela hidrovia”, ressaltou Francis.

Segundo Pivetta, existiam alguns entraves que vinham impedindo a retomada do porto. Entretanto, o termo assinado vai ajudar a destravar os trâmites burocráticos e reabrir o modal hidroviário.

O porto é da União, delegado ao estado e administrado pela Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), desde 1998. O modal operou até 2012, no entanto, as atividades foram suspensas após o término de vigência da licitação.

Conforme o presidente da Metamat, Juliano Boraczynski, Cáceres a porta de entrada de fertilizantes agrícolas e de escoamento de soja, fortalecendo a integração comercial com países vizinhos.

A hidrovia

Localizado à margem esquerda do Rio Paraguai, o perímetro portuário tem uma área de influência estimada de 300 quilômetros, podendo beneficiar municípios das regiões oeste e sudoeste.

A hidrovia Paraguai-Paraná abre um leque para exportação e importação. Dos 3.442 quilômetros da rota aquaviária, 890 quilômetros ficam dentro do Brasil, passando por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A hidrovia passa ainda pela Bolívia, Paraguai, e Argentina.

 


Fonte: G1


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 13:55:20' and cat='26' and cod_mega!='4908' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!