Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Policlínicas estão sem médicos e sem fazer exames, dizem pacientes

Médicos suspenderam greve em Cuiabá há 5 dias, mas ainda há problemas

SAÚDE | 03/05/2016 - 12:00:00

Os médicos da rede pública de Cuiabá retomaram as atividades há cinco dias, após suspenderem a greve da categoria que durou 50 dias, mas pacientes que precisam de atendimento reclamam da falta desses profissionais e também de exames simples nas unidades de saúde. Na manhã de segunda-feira (2), por exemplo, pacientes procuraram a Policlínica do Coxipó depois de terem tentado consultas em outros estabelecimentos de saúde da capital. A recepção ficou lotada e a espera foi grande.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Cuiabá admitiu que algumas unidades estão sem  médicos.

Na policlínica do Coxipó havia dois clínicos gerais e um pediatra para atender na manhã desta segunda-feira (2). O soldador Elzo Gonçalves Feliciano está com o tornozelo trincado em dois lugares e precisa de encaminhamento para cirurgia. "Eu tenho que aguardar ser chamado pelo médico. Mas o que me preocupa é que tem muita gente, então eu não sei que horas vou sair daqui hoje”, disse.

Antes de chegar à policlínica do Coxipó, Feliciano passou por outros dois lugares. “Por volta de 7h passei no Pedra 90, na policlínica, e não tinha nem portaria lá. Não tem ninguém lá. Daí, mais próximo dali, no Pascoal Ramos, também não tem médico”, contou.

A unidade de saúde do Coxipó também foi a segunda parada da dona de casa Karolaine Molina dos Santos, que está acompanhando o marido que está com dores e febre. “Fomos ao postinho do Parque Cuiabá. Lá infelizmente informaram que não está tendo o clínico e nem pediatra porque eles pediram demissão. Os dois”, disse.

No Posto de Saúde da Família do bairro Pedra 90, a coordenação informou que o atendimento médico voltou ao normal nesta segunda-feira (2), com dois médicos generalistas.

Ainda na manhã desta segunda-feira (2), na Policlínica do Bairro Pedra 90 havia poucas pessoas na recepção. E só pais com crianças, porque na parte da manhã havia somente um pediatra. Mas, ao observar o quadro de médicos de todos os dias da semana, é possível perceber que faltam pelo menos três profissionais.

A dona de casa Vanessa Salomão da Silva levou a filha Maria Eduarda, de dois meses, ao PSF do Pedra 90, e conseguiu atendimento. A menina vai precisar fazer raio-x dos pulmões, mas o exame não pode ser feito na unidade, e as duas terão que ir para a Policlínica do Coxipó. “Falaram que se for fazer o raio-x é só no Coxipó. E dizem que no Coxipó não tem pediatra”, disse Vanessa.

No Centro de Saúde do Quilombo, apesar da reforma do prédio o atendimento ali também fica comprometido com a falta de profissionais, como técnico de enfermagem, vigilante e recepcionista, informou o presidente do bairro, Paulo Victor Soares da Silva. "A gente atende toda a região aqui como Quilombo, Santa Helena, Araés, o Santa Amália. São mais de oito bairros contemplados com o atendimento”, declarou.

As salas de curativos, exames e vacinação foram desativadas porque também falta material. A única vacina disponível é a da campanha contra a gripe. A esperança é que o centro seja transformado em Programa da Saúde da Família para o atendimento à comunidade melhorar.

“[Esperamos] Que tenha mais agente comunitário de saúde, porque só tem um. Ampliar isso para estar atendendo a todos os outros bairros. Porque só tem um para mais de 12 mil, 15 mil moradores que são contemplados aqui nos arredores”, explicou.

Outro lado
Em nota, a prefeitura de Cuiabá disse que no PSF do Pedra 90 há um clínico geral e que na policlínica do Pascoal Ramos tem pediatra, mas que falta clínico. O Centro de Saúde Parque Cuiabá tem um clínico geral e um ginecologista, enquanto outro médico pediu demissão.

No Coxipó, o clínico geral foi transferido e outro está sendo contratado. Foram feitas 20 novas contratações, segundo a pasta municipal.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 07:38:31' and cat='26' and cod_mega!='2505' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!