Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Piloto diz que colega era experiente e conhecia região em MT

Monomotor pilotado por Eliano Laurindo Souza caiu próximo à Aripuanã, no Noroeste

QUEDA DE AVIÃO | 08/04/2014 - 16:50:02

Foto: Top News

Um piloto experiente e que conhecia a região. Assim é descrito Eliano Laurindo Souza, o “Pisca”, que comandava o monomotor modelo Minuano, prefixo PT-ROS, de Aripuanã para Colniza (Noroeste de Mato Grosso), e caiu na manhã de domingo (6).

O acidente aconteceu em uma região de mata fechada, a 18 km do ponto de decolagem.

De acordo com um amigo de Eliano, também piloto e que prefere não ser identificado, o colega já tinha cerca de 30 anos de aviação, sendo 90% de suas horas de voos registradas na região do Extremo Norte de Mato Grosso.

“Ele não era novo na região. Pelo contrário, já passou por ‘n’ situações e sempre se saiu bem, tanto que era referência quando havia necessidade de fretamento de avião na cidade [de Aripuanã]”, afirmou.

A região onde a aeronave pilotada por Eliano caiu é um local de mata fechada e de difícil acesso, tanto que demorou para que o monomotor fosse encontrado. O que ocorreu não por parte das equipes de busca do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar, mas por um piloto civil que sobrevoava a região.

No entanto, de acordo com o amigo do piloto, o avião estava muito bem cuidado e com condições de voar, segundo a última checagem feita antes da decolagem.

“Lógico que, mesmo o avião estando ‘ok’, pode ter dado uma pane. Mas o que não se pode discutir aqui é a parte técnica, a experiência, que ele [Eliano] tinha de sobra”, disse.

Segundo o piloto, é necessário aguardar o andamento das investigações para saber o que causou a queda do monomotor.

Mas, as informações extraoficiais são de que, pela proximidade do ponto de queda com o ponto de decolagem, alguma pane elétrica tenha ocorrido na aeronave.

“Pode ser que, depois da decolagem, tenha dado alguma pane no avião que, somada a uma neblina, por se tratar de uma decolagem no início da manhã, tenha culminado em uma situação irreversível”, afirmou.

O acidente

Estavam na aeronave pilotada por Eliano o empresário do ramo madeireiro Dércio Torremocha e os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Elias Borges Nogueira e Alexsandro Pereira da Silva.

Segundo informações prestadas pelo secretário da pasta, José Lacerda, ambos estavam na região a trabalho, acompanhados de outros funcionários da pasta, para a realização de uma série de vistorias em fazendas, entre os dias 3 e 12 deste mês.

A aeronave tinha previsão de fazer uma escala na Fazenda Vespor, localizada a 35 minutos de voo do ponto de Aripuanã.

 

 


Fonte: Midia News


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 08:34:11' and cat='26' and cod_mega!='11' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!