Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Nova erosão avança em mirante de Chapada dos Guimarães

Geólogo diz que falta de vegetação e chuvas aceleram o processo erosivo

MATO GROSSO | 03/11/2015 - 06:34:15

As chuvas abriram uma nova erosão no mirante de Chapada dos Guimarães, distante 65 km de Cuiabá, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Segundo o geólogo Prudêncio Castro, a falta de vegetação no local faz com que o processo erosivo ocorra de forma rápida.

“O solo e a rocha aqui são impermeáveis. Assim, a água não se infiltra, ela escoa em superfície. A vegetação era a única forma de infiltração da água no solo. Como essa vegetação foi retirada, a água não tem mais por onde infiltrar”, disse.

O novo processo de erosão tem cerca de um ano, segundo o geólogo. No entanto, há crateras mais antigas no local. Uma delas tem mais de dez anos e apenas vai aumentando com o passar dos tempos, tendo sido alvo de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual em 2011.

A Justiça chegou a determinar que o dono da área e o governo do estado colocassem barreira de proteção para dar mais segurança aos turistas, bem como fosse feita a recuperação da degradação da área, mas nada foi feito até agora.

A cratera também coloca em risco a vida dos visitantes, uma vez que o ponto turístico não possui controle de entrada nem custo.


Fonte: G1 MT


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 13:27:48' and cat='26' and cod_mega!='1864' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!