Sob a supervisão da Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Estado de Saúde/MT, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo do município de Canarana oferece auxílio em grupo com equipe multiprofissional para os interessados em largar o vício e levar um estilo de vida com mais qualidade e saúde.
Além da conscientização das pessoas sobre os males provocados pelo cigarro, as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde de Canarana, através do Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT) visam redução da prevalência de fumantes na cidade, prevenção à iniciação ao tabagismo, proteção à população contra exposição ambiental a fumaça e promoção de ações educativas e de hábitos saudáveis.
A base do tratamento do fumante, conforme o Programa é a abordagem cognitivo-comportamental, que conta com troca de experiências entre os fumantes decididos a deixar o hábito de fumar, podendo ser utilizado um apoio medicamentoso em condições específicas, além de adesivos de nicotina, goma de mascar, acompanhamento psicológico e médico, se necessário. Assim, como parte integrante do Programa as ações para promover a cessação do tabagismo têm como objetivo motivar fumantes a deixarem de fumar e aumentar o acesso dos mesmos aos métodos eficazes para tratamento da dependência da nicotina.
O município de Canarana vem desenvolvendo o Programa Municipal de Controle do Tabagismo desde outubro de 2011. Passados três anos de execução e tendo realizado o seu oitavo grupo, teve seus dados consolidados, atingido com grande êxito, as metas e objetivos estabelecidos.
O combate ao hábito de fumar e a conscientização sobre os males provocados pelo cigarro têm se tornado rotineiros no município com a formação de grupos através das unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). As campanhas educativas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde através do Programa Municipal de Controle do Tabagismo e de ações alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco e Dia Nacional de Combate ao Fumo, com o intuito de reforçar a sensibilização e mobilização da população, têm contribuído para a queda do número de fumantes na cidade. A média dos que conseguiram parar de fumar através do Programa alcançou a alta taxa de 79,10%, superando as expectativas.
Para a Coordenadora do Programa Municipal, psicóloga Josiane Pörsch, a proposta é de assistência estruturada e educativa, que visa tornar o indivíduo agente de mudança de seu próprio comportamento. "A abordagem do programa usa a interação do grupo para incentivar e apoiar as mudanças individuais, através da reflexão das próprias práticas". A coordenadora afirma ainda que "o apoio da gestão é de fundamental importância, na medida em que, ciente da importância de seu papel na condução de políticas de prevenção e promoção à saúde no município, nos dá total autonomia e apoio na condução deste trabalho, demonstrando também confiança na equipe", disse ela.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Mariza de Quadros da Silva, além dos grupos realizados, as equipes de todas as unidades de saúde da família estão sendo capacitadas para receberem mais inscrições ao Programa e orientar os fumantes, o que beneficiará um número cada vez maior de pessoas.
Com a intenção de reduzir ainda mais o número de fumantes na cidade, a Gestão Municipal pretende intensificar o programa de controle do tabagismo em 2015. "Queremos mudanças na qualidade de vida que possam resultar em impactos positivos na saúde a população", concluiu o chefe do poder executivo, Evaldo Diehl.
Fonte: Assessoria da Secretaria de Saúde do Estado
SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-08 10:58:51' and cat='26' and cod_mega!='884' ORDER BY publicacao DESC limit 4