Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

MPF denuncia ex-prefeito de Colniza (MT) e mais sete por fraude em licitação de R$ 400 mil

Além do ex-prefeito, outros sete são réus na ação que pede a devolução dos recursos públicos

MATO GROSSO | 22/03/2016 - 08:01:28

O Ministério Público Federal denunciou o ex-prefeito de Colniza (MT) Sérgio Bastos dos Santos, seis servidores municipais e o diretor da empresa Impertec Impermeabilizações por fraude em licitação e apropriação de verba pública.

Os oito denunciados participaram do esquema para fraudar a licitação para a contratação de serviços de pavimentação asfáltica no município localizado na região noroeste de Mato Grosso. O serviço foi contratado com recursos do Ministério da Integração Nacional que, em 2008, firmou convênio para liberação de R$ 1 milhão com a prefeitura, que investiria mais R$ 50 mil. A prefeitura realizou licitação e a empresa Impertec Impermeabilizações e Construções foi a vencedora apresentando o preço de R$ 1,049 milhão para executar a obra.

O procedimento licitatório foi alvo de fiscalização por parte da Controladoria Geral da União (CGU). Várias irregularidades foram identificadas, comprovando-se participação de apenas duas empresas (Impertec e Excelência Construtora) na licitação, que teve uma concorrência simulada.

Segundo a ação penal, inexistiu concorrência entre as duas empresas, mas conluio entre elas e agentes municipais para fraudar a licitação, o que significou, na prática, a contratação direta da empresa Impertec.

Além disso, apesar de o contrato ter previsto o adiantamento de apenas 10% do valor total da obra, a prefeitura adiantou R$ 400 mil, o que equivalia a 38,9% do valor do contrato. A denúncia do MPF afirma que esse adiantamento acima do valor estabelecido em contrato já seria, por si só, uma irregularidade. Porém, somado a isso, a Empertec não executou a obra para a qual havia sido contratada, o que levou a denúncia a imputar também o crime de apropriação de renda pública.

Além do ex-prefeito Sérgio Bastos dos Santos, também foram denunciados o diretor da empresa Impertec, Sérgio Santana Silva; o assessor jurídico da prefeitura Marcos Arnold; e os servidores membros da Comissão Permanente de Licitação Antônio Francisco do Nascimento, Orides Martins, Pedro Andrade Filho, Sandra Terezinha França e Silvio Vahl.

 A ação tramita na Justiça Federal em Juína.


Fonte: Assessoria MPF/MT


EDUCAÇÃO - 14/05/2026

Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 227 escolas cívico-militares

Cada unidade passa por um processo de apresentação da proposta à comunidade escolar, consulta, votação e divulgação do resultado

AGRONEGÓCIO - 28/04/2026

Mato Grosso tem dois casos confirmados de raiva bovina

A doença não tem cura após a infecção, e a vacinação do rebanho é a principal forma de prevenção.

AGRONEGÓCIO - 07/04/2026

Aprosoja MT e Imea apresentam resultados da safra de soja 2025/26 em Mato Grosso durante coletiva de imprensa

Levantamento percorreu mais de 34 mil quilômetros e confirma alta produtividade, apesar dos desafios climáticos

POLÍTICA - 01/04/2026

Otaviano Pivetta recebe faixa de governador e reforça compromisso de seguir com investimentos em todas as áreas

Cerimônia foi marcada pela presença de autoridades de todos os poderes, setor produtivo, prefeitos e cidadãos

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2026-06-15 23:07:10' and cat='26' and cod_mega!='2352' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!