Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mais de uma pessoa por dia descobre ter vírus HIV positivo em Mato Grosso

Dados são da SES-MT e fazem referência aos casos notificados em 2015

SAÚDE | 15/07/2016 - 12:00:33

Em 2015, mais de uma pessoa por dia foi notificada com vírus HIV positivo em Mato Grosso. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e foram divulgados nesta quinta-feira (13). Segundo o levantamento do órgão, naquele ano, a taxa de pessoas diagnosticadas com o vírus foi de 1,4 por dia. Em relação a 2016, os dados apontam que, até março, 70 pessoas foram infectadas pelo vírus HIV.

Nos últimos três anos, o número de infectados aumentou quase seis vezes em todo o estado. Ao todo, 530 pessoas foram notificadas com o vírus em 2015 - o ano com maior número de infecções nesse período. Em 2014, foram 333 notificações. Já em 2013, o ano com menor número de infectados, 93 casos foram registrados em Mato Grosso.

Segundo o infectologista Ivens Scaff, os dados estatísticos refletem a realidade do estado. "O dia a dia está em concordância com os números. Nos últimos dois meses, eu já atendi quatro novos casos de pacientes com HIV", relatou.

De acordo com o médico, o maior número de pacientes portadores do vírus em Mato Grosso é de homossexuais entre 35 e 45 anos. No entanto, o número não é uma prerrogativa para o preconceito, segundo Scaff. "Esse é o perfil com maior incidência, porém, casos em pessoas heterossexuais também são registrados", ponderou.

Aids
Em contraponto, o número de pacientes que morreram com Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) apresentou queda em relação aos últimos anos. No ano passado, 188 pacientes morreram por causa da doença. Em 2014, o número de óbitos pela doença foi de 209 pessoas. Já nos três primeiros meses deste ano, 22 pessoas já morreram com a doença.

As pessoas notificadas com o vírus HIV não necessariamente já desenvolveram Aids. O vírus evolui e destrói determinados glóbulos brancos, o que deixa o doente à mercê de infecções denominadas oportunistas (como a tuberculose, a pneumocistose e a toxoplasmose).

A doença pode ser transmitida por via sexual, sanguínea ou materno-filial durante a gravidez ou a lactação.

Os casos confirmados de Aids em Mato Grosso também diminuíram. Até março deste ano, 49 pessoas já foram diagnosticadas com a doença. Em 2015, os casos confirmados da doença foram 26,09% menor que os registrados em 2014, quando 774 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

A queda, segundo Ivens Scaff, reflete a qualidade do tratamento contra a doença. Segundo ele, o tratamento precoce aliado à força de vontade em seguir com a medicação, traz qualidade de vida aos pacientes. "Eu costumo dizer aos pacientes que ainda não falamos em cura para a Aids, mas podemos garantir saúde e qualidade de vida", disse Scaff.

 


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 07:50:16' and cat='26' and cod_mega!='2806' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!