Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mais de 85 mil alunos do Ensino Fundamental serão avaliados em MT

Prova Brasil começa na segunda (9) e avalia qualidade do ensino no país

EDUCAÇÃO | 09/11/2015 - 06:31:58

Mais de 85 mil estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de Mato Grosso deverão participar da Prova Brasil, que avalia a qualidade do ensino no país com base em testes padronizados e questionários socioeconômicos. O exame terá início nesta segunda-feira (9) e segue até o dia 19 de novembro.

Do total de participantes no estado, 41.144 são estudantes do 5º ano e 40.790 alunos frequentam o 9º ano. Outros 3.360 estudantes do Ensino Médio também farão a prova, considerada amostral em algumas escolas. Os alunos de escolas indígenas estão isentos do exame.

As questões da Prova Brasil envolvem as disciplinas de língua portuguesa e matemática, com foco em leitura e resolução de problemas. Já no questionário econômico os estudantes deverão fornecer detalhes sobre fatores fora do contexto, mas que podem  estar associados ao seu desempenho escolar.

A avaliação é obrigatória e alunos com deficiência devem contar com recursos apropriados para a participação no exame, como prova ampliada (macrotipo 18), com base nos dados informados no Censo Escolar. Outros recursos auxiliares, como leitor, transcritor, intérpretes de libras e de leitura labial são de responsabilidade de cada escola, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Nestes casos, as provas devem ser aplicadas em espaço exclusivo, com professores especializados nos atendimentos. Um aplicador adicional também atuará durante a prova, para supervisionar e fiscalizar o processo e, assim, garantir que a aplicação da avaliação ocorra de forma padronizada e sigilosa.

A aplicação da prova ocorre no horário normal das aulas e a orientação da Seduc é de que nenhuma atividade extra seja programa para estas datas, a fim de não coincidir com o desenvolvimento do exame, que tem prazo de 2h30 para conclusão.

Prova Brasil
Também conhecida como Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), a Prova Brasil foi criada em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), sendo um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A prova também serve para traçar um diagnóstico das ações desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/Mec), assim como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

De acordo a assessora técnica pedagógica da Coordenadoria de Ensino Fundamental da Seduc, Maria Aparecida Toló, os dados ajudam as escolas, as secretarias de Educação e o Ministério da Educação a melhorarem a qualidade do ensino no País.

Os dados também ficarão disponíveis para toda a sociedade, que poderá observar o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país e quais as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Mato Grosso - 09/04/2024

Pavimentação da BR-158 ainda não começou sete meses após ordem de serviço

Esperada por décadas pela população da região, em especial pelos produtores rurai

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-16 17:23:16' and cat='26' and cod_mega!='1882' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!