Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte,28 de Novembro de 2021 - Domingo

Justiça suspende licitação para coleta de lixo em município de Mato Grosso

Liminar suspendeu pregão anunciado pela Prefeitura de Várzea Grande

ADMINISTRAÇÃO | 30/07/2014 - 07:40:44


O processo licitatório dos serviços de coleta de lixo em Várzea Grande, cidade da região metropolitana de Cuiabá, foi suspenso por decisão judicial na segunda-feira (28). Proferida pela 3ª Vara da Fazenda Pública do município, a decisão em caráter liminar foi provocada por um mandado de segurança pela empresa Ecopav Construção e Soluções Urbanas contra a Prefeitura, que havia anunciado a realização de um pregão presencial para a manhã de terça-feira (29). A reportagem procurou a secretaria de comunicação da Prefeitura, mas não conseguiu contato para comentar a decisão.

Interessada no pregão, a empresa Ecopav alegou em seu mandado de segurança que o município não detém um plano de gestão de resíduos sólidos para basear a licitação. O plano deveria inclusive estar anexo ao edital.

Além disso, o próprio edital, argumentou a Ecopav, está em desacordo com lei de licitação e com resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que exige licenças ambientais (prévia, de instalação e de operação) para a operação de sistema de recolhimento de resíduos sólidos.

A legislação ambiental também exige a destinação do material para um aterro sanitário – e não para um “lixão”, como é o espaço de que dispõe a Prefeitura, o qual inclusive está embargado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

“Não há condições de licitar qualquer procedimento para recebimento, tratamento e o depósito de resíduos sólidos”, reconhece o juiz Alexandre Elias Filho, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Várzea Grande, acolhendo os argumentos do mandado de segurança.

A reportagem procurou a secretaria de comunicação da Prefeitura de Várzea Grande para comentar a decisão e os argumentos do mandado de segurança, mas não conseguiu contato com ninguém na tarde de terça-feira (29).


Fonte: G1 MT

INFRAESTRUTURA - 24/11/2021

Obras avançam e previsão é que ponte do Rio das Mortes estará concluída em seis meses

Pavimento também facilitará acesso da região com as capitais Goiânia e Brasília

MATO GROSSO - 15/11/2021

Escritor cuiabano já venceu prêmios através de livros inspirados em sonhos e cotidiano

Trabalhos renderam os prêmios da Literatura Mato-grossense e do município de Três Corações no estado de Minas Gerais

MATO GROSSO - 15/11/2021

Governo de MT avalia liberar uso de máscara em dezembro

Alguns estados já adotaram essa medida, a exemplo do Rio de Janeiro e o Distrito Federal

MATO GROSSO - 08/11/2021

Mato Grosso é o Estado com maior capacidade de investimento do país

Governo de Mato Grosso possuía capacidade de investimentos calculada em 37%

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2021-11-28 17:01:33' and cat='26' and cod_mega!='428' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!