Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gaúcha do Norte,18 de Janeiro de 2022 - Terça Feira

Hospital do Câncer será novo parceiro do Mutirão Rural

Um médico irá examinar os frequentadores do mutirão nas comunidades rurais

ACESSO À SAÙDE | 16/09/2016 - 06:20:33


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) deu o passo inicial para associar o serviço de diagnóstico e encaminhamento ao tratamento de câncer às próximas edições do Mutirão Rural. Na tarde desta quinta-feira (15/09), o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, reuniu-se com o diretor-presidente do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), Laudemi Nogueira, para estabelecer a parceria, que consistirá no acompanhamento de um médico especializado para examinar os frequentadores do mutirão nas comunidades rurais do Estado a partir de 2017.

"Nós vamos inserir o trabalho que o Hospital de Câncer já faz, de busca de casos no interior, agora no Mutirão Rural. Isso é um compromisso que estamos fazendo agora para iniciar em 2017", comemorou Prado, depois de conhecer a iniciativa da unidade hospitalar que, por meio de um ônibus doado, leva prevenção e atendimento a municípios de todo o Estado. Em 2015, foram 20.759 atendimentos em quase 50 cidades.

A proposta levada pelo SENAR-MT à diretoria do Hospital de Câncer foi utilizar-se da unidade móvel, já com um consultório médico instalado, da entidade para que um médico especialista acompanhe as caravanas do Mutirão Rural examinando pacientes. A equipe do HCanMT estima que pelo menos 10% das pessoas atendidas gerem a necessidade de realização de biopsias para investigação de casos de câncer.

"Nós temos muito interesse nessa parceria, pois é mais uma forma de mostrar para toda sociedade mato-grossense que existe este hospital aqui e que é de Mato Grosso. A proposta é importante para as duas instituições", comentou o diretor-presidente da unidade hospitalar.

Conforme o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, com a configuração atual dos mutirões rurais, que fazem consulta de oftalmologia, clínica geral e odontologia na sua unidade móvel, é possível para a entidade e seus parceiros devolverem às pessoas examinadas os resultados de exames colhidos, quando iniciar o trabalho de diagnóstico de câncer.

"Hoje, já fazemos o exame oftalmológico durante os mutirões e, depois que prontos os óculos, temos a estrutura para voltar até a comunidade e entregá-los aos pacientes. Temos como fazer a mesma coisa em relação aos exames", assegurou Celidonio.

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional do HCanMT, Sílvia Negri, informou que o formato inicial da parceria deve acontecer com um profissional de ginecologia para busca de casos de câncer de colo do útero e de mama. "Posteriormente, podemos ampliar para casos de próstata e pele", sugeriu.

A formalização da parceria deve acontecer nos próximos dias já para inserção do profissional médico nas edições dos mutirões que começam em fevereiro próximo. Os mutirões rurais do SENAR-MT atendem em média 150 pessoas por edição e acontecem ao menos em 50 comunidades de Mato Grosso todos os anos.


Fonte: Assessoria

EXPANSÃO - 15/01/2022

Primacredi irá dobrar o número de agências em 2022

Cooperativa estima a abertura de 30 pontos de atendimento no Estado

Água Boa - MT - 12/01/2022

Prefeito de Água Boa solicita apoio técnico da Defesa Civil Estadual devido as fortes chuvas no município

A grande quantidade de chuvas vem preocupando as autoridades

AGRONEGÓCIO - 09/01/2022

MT foi responsável por 25% das exportações de soja do país

O volume é 5% maior do que 2020 e superou o recorde de 2018, que era de 83 milhões de toneladas.

MATO GROSSO - 07/01/2022

Governo de MT publica edital para cadastro de reserva com 1.200 vagas para a Segurança Pública

No entanto, ainda não há data para a convocação dos classificados.

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2022-01-18 18:58:24' and cat='26' and cod_mega!='2994' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!