Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Hospital de MT tem intervenção do estado após falhas

Má qualidade no atendimento e na alimentação teriam motivado

SAÚDE | 06/11/2014 - 16:11:09

Interventor foi nomeado para gerir Hospital Regional de Sinop

Indícios de irregularidades no atendimento aos pacientes do Hospital Regional de Sinop, a 503 km de Cuiabá, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), nomeou um interventor para administrar a unidade pelos próximos seis meses. Entre as irregularidades identificadas pela Auditoria-Geral do Estado (AGE) e pela Vigilância Sanitária estão a má qualidade do atendimento prestado e da alimentação. Além disso, as decisões judiciais em favor de pacientes não estariam sendo devidamente cumpridas. Atualmente, o hospital é administrado pela Fundação de Saúde Comunitária de Sinop.

O interventor Manoelito da Silva Rodrigues, diretor-geral do escritório regional de Saúde do município, afirmou que serão feitas algumas mudanças, com base nos relatórios da Auditoria e da Vigilância Sanitária, para melhorar o atendimento na unidade. "Terei a missão de acompanhar de perto o trabalho desempenhado pela OSS [Organização Social de Saúde]", disse.

No decreto divulgado no Diário Oficial do Estado que circula nesta quinta-feira (6), o governador justifica a necessidade de fazer a intervenção para regularizar o gerenciamento do hospital. Em 30 dias, deve ser instaurado procedimento administrativo para apurar as irregularidades identificadas pelos órgãos fiscalizadores. Entre as atribuições do interventor estão a gestão dos recursos financeiros destinados à unidade, bem como contratar e demitir funcionários.

Três hospitais continuam sendo administrados por Organizações Sociais de Sáude (OSSs), em Sorriso, Cáceres e Rondonópolis. Outros três, incluindo Sinop, estão sob intervenção do estado e a tendência, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) é o rompimento do contrato com as instituições.

Desde maio deste ano, os hospitais regionais de Alta Floresta e Colíder, que eram administrados pelo Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas), também estão sendo geridos pelo estado após intervenção por suspeita de desvio de recursos, atrasos no pagamento de salário dos médicos e enfermeiros e falta de licenças e alvarás de funcionamento. Por esses motivos, as unidades haviam sido notificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Após intervenções, o governo rompeu neste ano dois contratos de gestão do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e da Farmácia de Alto Custo. No ano passado, medicamentos vencidos foram encontrados no almoxarifado da Central Estadual de Abastecimento de Insumos de Saúde.


Fonte: G1 MT


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 10:09:54' and cat='26' and cod_mega!='803' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!