Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Hackers invadem sistema da prefeitura de Sorriso e serviços são suspensos

Criminosos exigiram 10 mil dólares para liberar dados, segundo procurador

MATO GROSSO | 16/09/2015 - 07:23:21

Os serviços da Prefeitura de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, estão todos suspensos desde a segunda-feira (14), após a invasão de hackers. Segundo o procurador do município, Samuel Pontes, a maioria dos computadores tiveram o acesso bloqueado. Ele disse ainda que os criminosos ainda pediram 10 mil dólares para liberar o acesso ao sistema.

"Percebemos na terça-feira (8) que o sistema estava inoperante e em razão disso não conseguimos mais trabalhar. Quando verificamos o motivo pelo qual não funcionava, constatamos a atuação de hackers e havia um texto solicitando 10 mil dólares para devolver os dados do município", explicou Pontes.

Sem o sistema funcionando, os servidores não conseguem executar boa parte dos trabalhos que dependem da rede, como, por exemplo, os serviços ligados ao almoxarifado, compras, licitação, recursos humanos, contabilidade e tesouraria. Também estão suspensos os protocolos de notas fiscais para o pagamento de fornecedores e todos os pagamentos de credores do município.

Conforme o procurador, a polícia orientou não reativar todo o sistema antes de ser realizada uma perícia. "A polícia vai averiguar como foi a porta de entrada nos nossos sistemas", pontuou o procurador.

Já as licitações que estão em andamento, segundo Samuel Pontes, serão concluídas normalmente.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Sorriso e pela Delegacia de Crimes Virtuais de Cuiabá. Uma equipe de informática da prefeitura trabalha na tentativa de recuperar os dados. A previsão é que tudo seja normalizado até a próxima sexta-feira (18).

Uma nota publicada na página institucional da prefeitura diz que os dados estão bloqueados. "Os invasores bloquearam todo o sistema de informática do município e inabilitaram o acesso aos dados dos softwares de gestão, controle, contratos, compras, patrimônio, pagamentos e expedição, entre outros", diz.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 07:32:14' and cat='26' and cod_mega!='1671' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!