Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Há 124 dias parados, professores da UFMT decidem permanecer em greve

Durante a votação, 46 professores foram contrários ao fim da greve

EDUCAÇÃO | 02/10/2015 - 07:21:36

Atual greve de docentes já é recordista em tempo de duração

Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidiram em assembleia realizada nesta quinta-feira (1º) manter a greve da categoria, que completou 124 dias, por tempo indeterminado. Dos professores presentes, 46 foram contrários ao fim do movimento e 28 foram favoráveis ao fim da greve. Entre as reivindicações do movimento estão o reajuste de 27% no salário e a reestruturação de carreira.

A assessoria de imprensa da UFMT informou que a reitora, Maria Lúcia Cavalli Neder, mantém aberta-se ao diálogo. A universidade, de acordo com a assessoria, respeita os direitos dos trabalhadores.

Ainda durante a reunião desta quinta-feira, os professores decidiram aguardar o resultado da primeira assembleia de negociação da categoria com o governo, marcada para a próxima segunda-feira (5). O encontro deverá ser conduzido pelo novo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmt), Reginaldo Araújo, a falta de negociação por parte do governo federal representa também falta de respeito com a categoria. “Durante todo o período de movimento essa será a primeira vez que seremos recebidos pelo governo para negociações. Essa postura é pouco respeitosa conosco”, reclamou.

Com a greve, cerca de 20 mil alunos e 1.740 docentes estão sem atividades nos campi da UFMT em  Sinop, Barra do Garças, Cuiabá e Rondonópolis. O governo federal chegou a oferecer 21% de aumento divididos em quatro anos, mas a proposta foi rejeitada pela categoria.

Iniciada no dia 28 de maio, a greve já é recordista em tempo de duração na instituição. A segunda mais longa aconteceu no ano de 2005, quando os alunos ficaram 112 dias sem aulas.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 02:37:28' and cat='26' and cod_mega!='1743' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!