Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Governo quer derrubar lei que diminuiu repasse na saúde para municípios

Governo ainda não informou se pretende estabelecer um teto limite nos repasses

MATO GROSSO | 15/06/2015 - 07:24:24

O governo do estado de Mato Grosso pretende revogar a lei 9.780, do governado de Silval Barbosa (PMDB) e aprovada em dezembro de 2012, pela Assembleia Legislativa, que limitou os repasses na área de Saúde para os municípios em, no máximo, 10%. A confirmação foi feita pelo governador Pedro Taques (PDT), durante visita a Sinop, na sexta-feira (12). "Vamos apresentar o projeto de lei para que possamos enviar mais recursos para os municípios", afirmou, durante inauguração de 10 leitos de UTI no Hospital Regional.

O objetivo é enviar o projeto para apreciação dos parlamentares até mês que vem. Durante a inauguração dos leitos de UTIs do Hospital Regional de Sinop, o governador criticou Silval por ter diminuído os repasses. "O deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) fez uma emenda para que os municípios pudessem ter mais dinheiro e eu quero lembrar que o Silval a vetou. Agora, vamos mudar esta realidade", apontou.

Taques destacou também que quer mais cobertura dos Postos de Saúde da Família (PSFs) nos municípios. "Em Lucas do Rio Verde a cobertura de PSFs é de 98%. Em Sinop é de apenas 48%. Aí, quando o cidadão tem alguma doença que pode ser tratada em PSF, acaba procurando o Hospital Regional, que é para média e alta complexidade. Ele tem este direito, pois não quer saber se o hospital é filantrópico, estadual ou municipal. Ele quer seu direito constitucional garantido. Estado não faz favor. Vamos concretizar políticas públicas de Saúde e também não atrasaremos repasses na Saúde para os municípios", apontou.  

Apesar da intenção do governo de propor um projeto para revogar a legislação atual, outro semelhante já foi proposto pelo deputado e presidente da Assembleia, Guilherme Maluf (PSDB). Entretanto, conforme informou, ao Só Notícias, a assessoria da Secretaria de Saúde, o projeto em tramitação "apenas revoga a legislação atual e não propõe nada. O governo trabalha em um projeto para revogar e substituir a lei do ex-governador. Ou seja, o nosso projeto traz uma série de diretrizes para normatizar os repasses", explicou.

O governo ainda não informou se pretende estabelecer um teto limite nos repasses para os municípios. Não foi apresentada estimativa do montante de recursos que cada cidade receberá a mais. 


Fonte: Só Notícias


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 02:36:28' and cat='26' and cod_mega!='1344' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!