Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Governo lança o maior programa de educação da história de Mato Grosso

Iniciativa prevê investimentos de R$ 360 milhões em estrutura escolar

EDUCAÇÃO | 31/03/2017 - 06:10:03

O Governo do Estado lançou na quinta-feira (30.03), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o Pró-Escolas, maior programa de ações e investimentos da história da educação pública de Mato Grosso. Dividida nos eixos ensino, inovação, estrutura e esporte e lazer, a iniciativa prevê investimentos de R$ 360 milhões em estrutura escolar até o final de 2018.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, explicou que o lançamento ocorre após ele e sua equipe viajarem quase 10 mil quilômetros percorrendo 21 municípios, apresentando as diretrizes do programa e ouvindo demandas e opiniões da comunidade escolar. Cerca de 5 mil pessoas participaram das reuniões em todos os polos regionais de Mato Grosso.

O gestor da pasta e os adjuntos de Políticas Educacionais, Edinaldo Gomes de Sousa, de Gestão Educacional e Inovação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, de Administração Sistêmica, Josiane de Andrade, de Obras e Estrutura Escolar, Allan Porto, e de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, explanaram sobre as metas e objetivos do programa, divididos por áreas.

No plano de ações apresentado constam a melhoria dos resultados do Estado no IDEB; redução do analfabetismo da população com 15 anos de idade ou mais; valorização e capacitação dos profissionais da Educação; criação de processos de gestão padronizados e capacitação de Gestores Escolares; redução da evasão escolar; parcerias para desenvolver novos projetos educacionais; criação de métodos de monitoramento e controle e produção de indicadores de desempenho para uma gestão de resultados; e, em dois anos, ampliar de quatro para 40 o número de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – as “Escolas Plenas”.

Já no eixo estrutura estão previstas a construção de 35 escolas novas (padrão Seduc), 15 Centros Integrados Escola-Comunidade (CIEC), 20 quadras de esportes e a reforma de 70 escolas. No total, serão 140 novas obras.

Além disso, prevê a melhoria da rede elétrica em 50% das unidades escolares; contratação de serviços de manutenção predial das escolas e aquisição de tintas com o objetivo de pintar mais de 200 unidades escolares.

“Estamos apresentando o plano consolidado, legitimado democraticamente, que envolve a melhoria da estrutura escolar, do ensino, a inovação do ensino para o jovem do século XXI, e também a união do esporte com a educação”, relatou Marrafon.

Currículo

O programa Pró-Escolas Ensino prevê ainda a reestruturação do currículo, baseada em ações de integração entre professores, diretores, coordenadores e assessores pedagógicos. O objetivo é auxiliar o professor com material, formação e acompanhamento para melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos.

Prêmio

O Pró-Escolas institui ainda o Prêmio da Gestão Escolar, com o objetivo de valorizar as escolas que apresentarem experiências exitosas nos resultados pedagógicos. Nosso propósito é estimular o processo de ensino e aprendizagem, através do alinhamento entre currículo, formação e avaliação, propiciando a melhoria da proficiência, do fluxo escolar dos alunos e, consequentemente, os resultados do IDEB.

Os critérios para a escolha das escolas serão aquelas com melhor IDEB e as que apresentarem maior crescimento no IDEB. A premiação será destinada à escola, aos alunos e aos profissionais da educação

Esporte

Dentro do Pró-Escolas, uma iniciativa inédita possibilitou a criação da Arena da Educação, com conceito estádio-escola. O projeto é inspirado no Ginásio Experimental Olímpico (GEO), que fica no Rio de Janeiro: uma escola de educação integral, vocacionada para o esporte, com objetivo de formar não apenas o aluno, mas também o atleta e o cidadão.

Em um dos períodos (matutino ou vespertino) os alunos terão aulas da base comum, como Português, Matemática, Língua Estrangeira, História e Geografia. No outro turno, os alunos se dedicam às aulas da grade diversificada, como Informática, Introdução ao Estudo da Química (laboratório) e Projeto de Vida.

Entre as atividades esportivas desenvolvidas na escola estão Futsal, Basquete, Luta Olímpica, Atletismo, Skate, Tênis de Mesa, Judô, Xadrez, Natação e Vôlei de Praia.

Em 2017, primeiro ano de funcionamento, a escola, que recebeu o nome de Governador José Fragelli, atenderá 315 vagas a estudantes, que já realizaram testes de aptidão física e de medidas.

Também serão criadas 80 escolinhas de esporte no interior do estado, além da distribuição de kits esportivos nas demais escolas.

O governador Pedro Taques destacou a importância do trabalho em conjunto com a Assembleia Legislativa, prefeituras e também dos professores para a realização do Pró-Escolas, programa que, entre metas ousadas, visa diminuir drasticamente o analfabetismo no Estado.

“Estamos lançando o maior programa de Educação na história de Mato Grosso, que se divide em quatro eixos significativos, a começar pelo ensino. Nós precisamos melhorar os indicadores do Estado. Em dois anos avançamos quatro posições, mas a ideia é chegarmos entre os 10 melhores estados até o final de 2018. Também estamos tratando da diminuição do analfabetismo. Mato Grosso tem 7,5% da sua população, ou quase 150 mil pessoas acima de 15 anos que não sabem ler. O nosso objetivo é alfabetizar pelo menos 11 mil dessas pessoas por ano”.

Taques ressaltou ainda outras iniciativas importantes dentro do programa como investimentos na estrutura e ambiência escolar, a implementação de escolas de Ensino em Tempo Integral, escolas militares e a Arena da Educação. “Estamos desenvolvendo a primeira escola dentro de uma Arena e isso deverá ser exportado para outros municípios e estados”, frisou.


Fonte: CENÁRIO MT


MATO GROSSO - 06/11/2024

Em Abu Dhabi, governador e primeira-dama de MT representam o Estado na abertura do maior evento mundial de Jiu-jitsu

Convidados especiais, o governador e primeira-dama do Estado e Embaixadora do Parajiu-jitsu fizeram entregas de medalhas

Mato Grosso - 05/11/2024

Reuniões em Abu Dhabi - Governador busca expandir comércio com Emirados: 'Eles precisam de alimentos e MT é o maior produtor'

Mauro Mendes destacou as oportunidades de firmar parcerias no setor produtivo

DESMATAMENTO - 05/11/2024

Desmate ilegal é três vezes maior em propriedades rurais

Mais de 90% dos municípios de Mato Grosso registraram desmatamento no segundo trimestre de 2024

MATO GROSSO - 04/11/2024

Mato Grosso gerou mais de 53,1 mil novos empregos em nove meses, aponta Caged

Somente em setembro, foram abertos 1.723 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo Caged

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-11-07 08:04:22' and cat='26' and cod_mega!='3470' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!