Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Governo estadualiza nono hospital no interior

Unidade estadual fica localizada em Peixoto de Azevedo

SAÚDE | 18/11/2014 - 07:46:33

O Hospital de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte de Cuiabá) foi efetivamente estadualizado e Mato Grosso passa a contar com nove hospitais com essa característica. Com a transferência da responsabilidade do município para o governo estadual, a unidade passa a receber verba federal e o prefeito da cidade, Sinvaldo Santos Brito (PSD), acredita que haverá uma melhora no atendimento, além da oferta de especialidades médicas para cinco municípios da região.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a estadualização vai ao encontro da política do governo que prevê o fortalecimento dos serviços de média e alta complexidade no interior. Porém, os últimos hospitais transferidos para o governo apresentam problemas sério, como greves e redução no atendimento de pacientes por falta de repasses.

As últimas unidades transferidas foram a de Sinop, Alta Floresta e Diamantino. As duas primeiras passaram por intervenção em decorrência de problemas identificados na execução dos contratos por parte das Organizações Sociais de Saúde (OSS), responsáveis pelo gerenciamento.

Por enquanto, não está definido o modelo de gestão do Hospital de Peixoto de Azevedo. Segundo a portaria publicada no Diário Oficial do Estado, uma comissão foi formada para fazer um levantamento das informações da unidade de saúde para identificar quais especialidades são mais necessárias para a região. O prazo para conclusão desta atividade é de 35 dias e a servidora Veroni Maria Pansera exercerá a função de diretora interina.

O prefeito destaca que esse trabalho já foi realizado, mas fica satisfeito com a oficialização da transferência e as possíveis melhorias que estão por vir. A partir da estadualização, o governo federal se responsabilizaria por 70% dos gastos e o Estado com os 30% restantes. O hospital dispõe de 74 leitos e atende cinco municípios da região. Por mês, são investidos mais de R$ 900 mil.

“Com a estadualização vamos deixar de encaminhar para Cuiabá entre 70 e 100 pacientes por semana em busca de tratamento. Com a oferta de especialidades vamos garantir qualidade para essas pessoas”.


Fonte: Paranatinga News


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 14:14:43' and cat='26' and cod_mega!='829' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!