Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Governo de MT faz parceria com O.N.E. Amazon para investimento em projetos sustentáveis no Estado

Comitiva viaja na sexta-feira (19) para participar da Semana do Clima nos Estados Unidos e retorna ao Brasil no sábado (27)

EM NOVA IORQUE | 19/09/2025 - 09:29:44

Crédito - Prefeitura de Novo Mundo

O Governo de Mato Grosso formalizará um convênio com a O.N.E. Amazon, no valor de US$ 100 milhões, para financiamento de projetos sustentáveis no Estado, durante a Semana do Clima de Nova Iorque (Climate Week NYC), nos Estados Unidos. A comitiva mato-grossense viaja nesta sexta-feira (19.9) para os Estados Unidos e tem previsão de retornar ao Brasil no sábado (27.9).

Na segunda-feira (22.9), a comitiva participa de uma mesa-redonda para anunciar o convênio, voltado à conservação e preservação da Amazônia, nos Parques Estaduais Cristalino I e II. A O.N.E. Amazon é uma organização dedicada a promover investimentos públicos e privados para a preservação e restauração da floresta amazônica, com o banco Goldman Sachs, a AECOM, a NVIDIA, o governo dos Estados Unidos e outros parceiros internacionais.

Além de recursos para investimentos em projetos pelo Estado, a parceria vai facilitar que produtores e empreendedores financiem projetos que tragam resultados de preservação e recuperação ambiental.

No mesmo dia, no período da tarde, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, terá outra reunião, no contexto da parceria, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e representantes de empresas, fundos de investimentos, gestores de ativos, empresas de tecnologia, entre outros, para a construção de agendas de trabalho para 2025-2026.

Na terça-feira (23.9), a secretária também participa de uma agenda com a Subnational Methane Action Coalition (Coligação Subnacional de Ação sobre o Metano, na tradução em português), uma entidade internacional composta por estados e regiões de países para a redução do gás metano, um dos principais causadores das mudanças climáticas no planeta.

Na quarta-feira (24.9), a comitiva mato-grossense participa de um evento sobre justiça climática nas varas judiciais. Já na quinta-feira (25.9), haverá uma reunião com representantes do Fundo Verde do Clima (GCF, na sigla em inglês), uma iniciativa global de financiamento climático.

A Semana do Clima de Nova Iorque é um evento que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que, neste ano, será realizada em Belém, no Pará, cujo objetivo é reunir líderes empresariais e investidores com representantes de países e estados para atrair recursos financeiros para a defesa do meio ambiente.

Além de Mauren e a secretária de Comunicação, Laice Souza, também fazem parte da comitiva a secretária-adjunta de Recursos Hídricos da Sema, Lilian Ferreira dos Santos, e servidores da Sema e do Ministério Público do Estado.


Fonte: Allan Pereira | Secom-MT


MATO GROSSO - 08/10/2026

Paranatinga inaugura núcleo do Corpo de Bombeiros para reforçar a segurança pública

PARANATINGA INAUGURA UNIDADE

MATO GROSSO - 07/10/2026

Trecho entre Paranatinga e Canarana terá cobrança de pedágio a partir de 14 de outubro

Sistema abrange 308 quilômetros das MT-020 e MT-326

CLIMA - 29/09/2026

Brasil tem dia mais quente de 2026, com máxima de 43,3°C

Mais de 50 cidades chegaram aos 40°C ou passaram dessa temperatura, com os maiores registros no Centro-Oeste

MATO GROSSO - 16/09/2026

Cacique Raoni é diagnosticado com câncer agressivo no aparelho digestório

Liderança indígena de 94 anos está recebendo cuidados paliativos após diagnóstico de adenocarcinoma no aparelho digestório.

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2026-10-12 20:34:37' and cat='26' and cod_mega!='9526' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!