Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Gestão de Taques eleva ranking de Mato Grosso em transparência

Individualmente para as cidades, Cuiabá foi a que recebeu a maior nota

TRANSPARÊNCIA | 24/11/2015 - 06:16:55

A gestão do Governo do Estado, sob Pedro Taques (PSDB), trouxe para a 12ª posição do ranking da segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT), em metodologia da Controladoria Geral da União (CGU) para medir o grau de transparência pública em estados e municípios brasileiros quanto ao cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação (LAI). Mato Grosso obteve a nota 8,61 e saiu da faixa mediana para estados com notas altas. Na primeira edição da avaliação o Estado somou 6,39 pontos.

Individualmente para as cidades, Cuiabá foi a que recebeu a maior nota. Sozinha, a Capital ganhou a nota 9,17 e teve com isso um acréscimo de 3,89 pontos. Cuiabá foi seguida pelos municípios de Água Boa, Alto Taquari e Nova Canaã do Norte que receberam respectivamente 9,03, 8,18 e 8,18.

Já as que ficaram nas ultimas posições estão as cidades de Serra Nova Dourada, União do Sul, Campos de Júlio e Bom Jesus do Araguaia. Estes tiveram pontuação muito baixa e conseguiram sair do zero.

Os municípios de Jauru, Ribeirão Cascalheira e Torixoréu sequer conseguiram sair da marca do zero, permanecendo como as piores cidades com acesso à informação do Estado.

Os entes avaliados receberam nota de 0 a 10, calculada pela soma de dois critérios: a regulamentação da Lei de Acesso à Informação, com peso de 25% da nota, e a efetiva existência de transparência passiva (pedidos de acesso), com peso de 75%.

Segundo o Governo o fator predominante para que o Estado subisse na avaliação foi o fortalecimento da Rede de Ouvidorias, setor responsável por receber as demandas e buscar as respostas junto aos setores competentes e dar o retorno direto ao cidadão solicitante . Conforme a Controladoria Geral do Estado resultado é a melhoria no percentual de cumprimento do prazo de resposta pelas secretarias e entidades. 


Fonte: 24 Horas News


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 14:52:20' and cat='26' and cod_mega!='1945' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!