Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Fundo pagará R$ 1,5 mil por animal abatido após caso de vaca louca

Gado foi sacrificado após contato com fêmea doente em MT. Decisão foi tomada durante reunião de Fundo Emergencial no Estado.

PECUÁRIA | 07/05/2014 - 16:11:32

O produtor de Mato Grosso dono dos 49 bovinos abatidos sanitariamente após terem convivido com a fêmea diagnosticada com o mal da 'vaca louca' será indenizado em R$ 1,5 mil por cabeça ainda nesta semana.

 

A decisão foi tomada na terça-feira (6) em reunião do Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa). Os animais foram sacrificados e incinerados no frigorífico da empresa JBS em São José dos Quatro Marcos, sudoeste do Estado. O rebanho pertencia à propriedade rural em Porto Esperidião.



Segundo o presidente do Fesa, Rui Prado, o valor indenizatório foi calculado de acordo com o peso do animal abatido e preço praticado na região. "O valor é comercial e o produtor não terá prejuízos", disse. Conforme ele, é a primeira vez no estado que o Fesa faz o ressarcimento ao produtor por questão sanitária.

 

Privado, o Fundo Emergencial reúne as entidades do setor produtivo, além dos órgãos de sanidade como o Mapa e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT). Os recursos proveem do recolhimento de uma taxa cobrada sobre operações feitas pelo setor da carne.

 

Entenda


O rebanho sacrificado convivia com o animal abatido no mês passado e que apresentou os sinais do problema. A fêmea de 12 anos foi encaminhada para o abate em 19 de março e no frigorífico apresentou os sintomas da doença. Testes feitos no laboratório agropecuário nacional acusaram a presença da proteína príon, que é o agente causador do mal da vaca louca.

 

Uma análise feita no laboratório referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em Weybridge, na Inglaterra, também confirmou os mesmos resultados da análise brasileira. Agora, a OIE deve confirmar se a ocorrência foi típica ou atípica.

 

Amostras dos 49 bovinos abatidos também foram analisas no Brasil, mas apresentaram resultado negativo para a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB).


Fonte: G1 MT


SEGURANÇA - 12/11/2025

PM lança aplicativo para efetivo registrar ocorrências em tempo real e aumentar produtividade de atendimento ao cidadão

Aplicativo é integrado às bases corporativas da Polícia Militar e da Sesp

COP 30 - 10/11/2025

MT vai mostrar como aliar produção de alimentos e preservação ambiental

A comitiva terá agendas entre os dias 10 a 19 de novembro

RELAÇÕES INTERNACIONAIS - 10/11/2025

Governo de MT amplia presença internacional do Estado e consolida parceria com a China

De 2019 a 2025, Mato Grosso consolidou presença em feiras e fóruns na China, fortalecendo parcerias e ampliando sua atuação no mercado asiático

CIDADES - 07/11/2025

Canarana é destaque nacional no agronegócio: 1º lugar em Mato Grosso e 3º no Brasil, segundo a CNM

Reconhecimento da Confederação Nacional de Municípios confirma Canarana como símbolo do crescimento e da eficiência do agronegócio em Mato Grosso.

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2025-11-19 01:06:26' and cat='26' and cod_mega!='117' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!