Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Fazendeiro é multado em R$ 17,5 mi por desmatamento ilegal em MT

Um trator foi apreendido e um homem foi detido por porte ilegal de arma.

MATO GROSSO | 04/12/2015 - 07:24:43

Trator de esteiras utilizado para o desmate ilegal na área foi apreendido

O proprietário de uma fazenda em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, foi multado por fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) em mais de R$ 17,5 milhões por causar o desmate de 3.506 hectares de uma área de reserva legal e 11,4 hectares de área explorável, ambas sem autorização de órgão ambiental. A área desmatada está localizada dentro da propriedade rural.

Ao G1, o diretor regional da unidade desconcentrada da Sema em Tangará da Serra, Jeferson Zucchi, afirmou que a  fazenda está localizada próximo à Aldeia Queimada e que a área desmatada quase atingiu a reserva indígena, o que configuraria crime ambiental. O dono da terra foi autuado em outubro e, após nova vistoria realizada na terça-feira (1º), foi constatado que ele persistia na infração e, a nova área desmatada ainda não foi quantificada pela Sema.

“Já monitorávamos essa região há algum tempo. O proprietário foi autuado no dia 13 de outubro por desmatar a área sem autorização e, depois disso, recebemos informações de que ele continuava praticando o desmatamento. A área desmatada já chegou a uma distância de apenas 1 km da aldeia indígena”, afirmou.

Conforme o diretor regional, os fiscais estimam que mais de mil hectares novos foram abertos ilegalmente pelo proprietário na região, mas, para a mensuração exata da área foi solicitado à Superintendência de Geotecnologia da Sema para que realize a dinâmica de desmate, para que uma nova autuação seja feita.

A operação desta semana foi realizada pela unidade da Sema no município em parceria com a Polícia Civil de Tangará da Serra e a Polícia Militar Ambiental de Barra do Bugres, distante 169 km  da capital. Durante a operação, apenas um trato de esteiras que era utilizado para o desmate foi apreendido.

Segundo Jeferson Zucchi, uma pessoa foi conduzida para a delegacia por porte ilegal de arma, encontrada dentro de um carro na propriedade rural.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Mato Grosso - 21/03/2024

Primeira-dama de MT defende inclusão das pessoas com Síndrome de Down: "é possível construir uma sociedade melhor"

Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, oferece oportunidade à reflexão coletiva e inclusiva

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 05:20:50' and cat='26' and cod_mega!='1995' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!