Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Em protesto por desocupação, moradores de gleba fecham BR-158 em Porto Alegre do Norte

Batalha judicial pela área já dura cera de 30 anos

JUSTIÇA | 10/02/2021 - 09:23:17

Os moradores da região da Fazenda Vitória do Araguaia, localizada na zona rural de Porto Alegre do Norte – MT, realizam na manhã de terça-feira (09/02) um protesto pacífico com o fechamento da BR-158 na altura da ponte na saída do município.

A manifestação é liderada pela Associação dos Moradores da Gleba Rio Xavantinho e deverá acontecer ainda nos dias 10 e 11 das 5h às 18h. A liberação de carros e caminhões será realizada de 2 em 2 horas.

 

 

 

 

A razão do protesto é pela desocupação da área, a qual é pertencente à Agropastoril Vitória do Araguaia. A batalha judicial já dura cerca de 30 anos.

 

Entenda o Caso

A Justiça de Mato Grosso determinou, em novembro de 2020, o imediato cumprimento da ordem de desocupação da Fazenda Vitória do Araguaia, em Porto Alegre do Norte, que foi invadida por grileiros. Atualmente, o processo – que começou na Comarca de São Felix do Araguaia – tramita na Vara Especializada de Direito Agrário de Cuiabá.

Em seu despacho, o juiz Carlos Roberto Barros de Campos escreveu que “não mais serão tolerados eventuais pretextos para efetiva consecução do mandado de manutenção de posse, sob pena de constituir ato atentatório à dignidade da Justiça, sem prejuízo das sanções criminais, cíveis e processuais cabíveis, além de multa”.

A ação foi movida pela empresa Agro Pastoril Vitória do Araguaia, proprietária da fazenda. Na ação, o procurador da República José Basílio Gonçalves qualificou a ação dos ocupantes da área como “simples invasão de área privada produtiva por grupo de usurpadores de propriedade alheia”.


Fonte: Olhar Direto com informações de Mídia News


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 06:43:23' and cat='26' and cod_mega!='5523' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!